Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Oficina Comida di Escola promove ação interativa pela educação alimentar

Publicado em 4 de Agosto de 2015 às 11:52

Oficina Comida di Escola promove ação interativa pela educação alimentar

Buscando trocar experiências entre merendeiras, nutricionista, agricultoras e gestores da alimentação escolar, o Projeto Mais Gestão realizou no dia 31/07 mais uma Oficina Comida de Escola, em Virgolândia-MG. A oficina teve como objetivo valorizar os produtos da agricultura familiar e proporcionar uma reflexão sobre o consumo de alimentos saudáveis no ambiente escolar como estratégia de sensibilização sobre a importância da segurança alimentar e nutricional sustentável.

Como metodologia de desenvolvimento da oficina, os participantes foram convidados a escolher um único prato que os identificassem, e que fosse capaz de trazer as emoções e significados do ato de comer. Os pratos mais importantes e presentes na maioria dos relatos foram o angu, fubá suado, canjiquinha, mingau de milho verde, e a banana verde. O tutu, o frango com quiabo e outras comidas tradicionais da culinária mineira estavam presentes, assim como o café feito com garapa ou adoçado com rapadura. 


O conteúdo programático possibilitou que os participantes (re)significassem o conceito de alimentação escolar a partir da elaboração de receitas gastronômicas, possíveis de serem elaborados nas escolas e que culturalmente eram consumidas na região. Pratos estes que trazem em sua concepção a valorização dos produtos da agricultura familiar, da cultura alimentar regional e da soberania alimentar. O espaço, também um espaço de memória, oportunizou às participantes a revisitar receitas das suas avós, e possibilitar trocas de experiências e apropriação de conhecimentos acerca da alimentação e nutrição.

Regina Oliveira

Fotos: Anildes Lopes e Richard Gomes

 

 


Postado por: Cibelih Hespanhol Torres