COOAPIVAJE conquista o selo do SIF- Sistema de Inspeção Federal
COOAPIVAJE conquista o selo do SIF- Sistema de Inspeção Federal

COOAPIVAJE conquista o selo do SIF- Sistema de Inspeção Federal

Por Fabiano Cordeiro César
Editado por Fabiano Cordeiro César

Publicado em 9 de Maio de 2016 às 15:46

O que representa para uma Cooperativa da Agricultura Familiar conquistar o selo SIF*? 

Por Fabiano C. César

A história da COOAPIVAJE tem seus primeiros desenhos no ano de 2002, com a fundação da Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha – AAPIVAJE, a partir da iniciativa de apicultores apoiados por organizações como o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – CAV e de Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região, com o objetivo de regionalizar e fortalecer a atividade apícola no Vale do Jequitinhonha.
O projeto extrapolou as fronteiras brasileiras e trouxe ao setor apícola da região do Vale do Jequitinhonha possibilidades de comercialização com outros países. Em 2008, foi realizada uma viagem de negócios à Itália, com o do apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e de Integração Nacional. O intercâmbio comercial se deu a partir de um estreitamento de relações da AAPIVAJE e do CAV com cooperativas internacionais, por meio de contatos com o Centro Di Volontariato Internazionale - Cevi (parceiro de longa data do CAV), cuja oportunidade permitiu a interação com a Cooperativas Sem Fronteiras Internacional.
Juntamente com essa oportunidade veio o desafio de obter o SIF – Sistema de Inspeção Federal do entreposto, condição indispensável para alcançar o mercado internacional. Nos últimos dez anos, a cooperativa trabalhou neste sentido, buscando apoio de vários parceiros, adaptando sua infraestrutura, preparando a documentação necessária e cumprindo todas as exigências solicitadas. Após um longo tempo, a cooperativa está comemorando a conquista do SIF, e agora a expectativa é que o esforço seja recompensado com a expansão dos negócios. 
Renato Alves de Souza, responsável técnico do entreposto, informou que os Apicultores estão muito felizes pois é uma luta de alguns anos. Segundo ele: “É uma conquista importante, e um marco para a agricultura familiar em geral e principalmente para o Vale do Jequitinhonha. Apenas dois empreendimentos da agricultura familiar que tem o SIF, portanto, o SIF é como um filho, quando nasce a alegria é grande, mas a responsabilidade é imensa, porque vão surgir outros desafios. De maneira geral, o pessoal está bastante contente. Esse momento é um marco na história da apicultura na região e da cooperativa.” Renato destacou ainda que agora o desafio vai ser colocar o produto no mercado e conseguir outras certificações, como o mercado orgânico e mercado justo.
A alegria por ter conquistado o selo é grande, mas é importante continuar somando esforços na parte da gestão. E o MAIS Gestão vem dando energia para a Cooperativa, nesse momento importante que novos mercados foram abertos. 


*O Serviço de Inspeção Federal, conhecido mundialmente pela sigla S.I.F. e vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA, é o responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. Atualmente, o S.I.F. tem atuação em mais de 4 mil estabelecimentos brasileiros, sendo 3.244 que recebem o selo do S.I.F e 1.705 estabelecimentos relacionados, todos sob a supervisão do DIPOA.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias