Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Histórias de Cooperativismo: conheçam a CRESCER

Publicado em 18 de Abril de 2016 às 10:50

Histórias de Cooperativismo: conheçam a CRESCER

CRESCER – Cooperativa Regional da Serra Geral de Porteirinha

 

A CRESCER é uma cooperativa de laticínios de pequeno porte com capacidade para processar 10 mil litros de leite por dia. Sua agroindústria está localizada em área própria, com 300 m de área construída, distante 17 km do Município de Porteirinha, MG, onde também funciona seu escritório. A CRESCER foi constituída por um grupo de agricultores familiares, todos pertencentes ao município de Porteirinha, das comunidades rurais de Barreiro, Brejo Seco, Tanque, Pará, Poço Dantas, Baixa da Areia e Caldeirãozinho.

Anteriormente, a região dedicava-se à produção de algodão, cultura que foi paulatinamente substituída pela pecuária leiteira. Na década de 1990, o governo federal estimulou a criação de associações de agricultores familiares voltadas para a atividade de leite e derivados, o que provocou uma dinâmica nas paisagens e alterou os meios de vida dos agricultores e as atividades desenvolvidas com vistas à sua reprodução socioeconômica. Foram, então, organizadas associações que articulavam os agricultores em torno de pequenas fabriquetas de queijos, queijarias de fundo de quintal, que funcionavam sem registro e sem assistência técnica adequada. Por funcionar informalmente, sem certificações sanitárias exigidas, esses estabelecimentos enfrentavam dificuldades na comercialização de seus produtos. Além disso, com a instalação de uma multinacional do ramo de laticínios na região, o acesso das pequenas queijarias aos mercados tornou-se mais difícil.

No final da década de 1990, considerando essa dificuldade, o governo federal estimulou a criação de uma cooperativa de produção, para que fosse estruturado um laticínio com a articulação dos vários grupos de agricultores familiares. Foi assim que, em 15 de maio de 1998, mais de 150 agricultores se associaram para a criação da Cooperativa da Serra Geral de Porteirinha, cujo nome fantasia é CRESCER. Nessa fase inicial, os agricultores contaram com o apoio de técnicos da EMATER, do Banco do Nordeste e da Prefeitura Municipal de Porteirinha. Uma vez formalizada, e com o estabelecimento do registro do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), houve incremento da produção e comercialização de leite e derivados, aumentando a renda dos agricultores familiares, com a criação de 20 empregos diretos e 200 indiretos. 

No trabalho com a CRESCER o MAIS Gestão viabilizou uma grande mudança, a partir da criação de uma nova identidade visual, com nova logomarca e novos rótulos, muito mais bonitos e atrativos aos consumidores, mais informativos e portadores da identidade regional da cooperativa. Outro destaque positivo foi a renegociação da dívida com a CONAB. O MAIS Gestão atuou de forma decisiva junto à CONAB, provocando reuniões e assessorando a cooperativa. O resultado foi a renegociação, e o pleno funcionamento da cooperativa. Além desses destaques, fundamentais para a CRESCER, merece menção a elaboração de formulários para registro das bebidas lácteas e creme de leite de uso industrial, o assessoramento ao processo de obtenção do registro no SIE no IMA e o desenvolvimento da linha de produção para bebidas à base de frutas.  O MAIS Gestão animou ainda a participação do empreendimento em rodadas de negócios, ampliando assim os mercados acessados pela cooperativa.


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Fabiano Cordeiro César