Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Histórias de Cooperativismo: conheçam a COMALE

Publicado em 5 de Fevereiro de 2016 às 09:37

Histórias de Cooperativismo: conheçam a COMALE

Frente às oportunidades de comercialização para o mercado institucional do PNAE e as oscilações de preço praticadas pela Central de Abastecimento de Minas Gerais SA – CEASA/MG, um grupo de agricultores familiares de Mateus Leme iniciou os diálogos para a criação de um empreendimento que pudesse articular um grupo maior de agricultores e fornecer a regularidade comercial do grupo, além de propiciar o capital social e político para a comercialização de seus produtos. Assim, em 14 de janeiro de 2013, o grupo de agricultores mobilizados criou a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Mateus Leme e Região –COMALE, com o objetivo principal de comercializar para o PNAE. A criação da cooperativa teve o apoio e incentivo da EMATER-MG. Além disso, a criação da COMALE contou ainda com o apoio da Associação dos Agricultores Familiares de Mateus Leme.

Já em seu primeiro ano de vida, a COMALE comercializou para o PNAE um total de R$ 140.402,91.

Para os próximos anos, a COMALE vislumbra acessar novos mercados, tanto mercados institucionais dos municípios vizinhos, quanto grandes redes privadas.

Para isso, o MAIS Gestão veem contribuindo na elaboração da identidade visual da Cooperativa, construiu o Informe Comale, para apresentação da Cooperativa nos espaços de comercialização e vêm assessorando os cooperados para concorrer os editais de compra, o que está possibilitando a conquista de novos mercados.

Hoje a Comale tem em torno de 60 cooperados, entrega uma produção diversa, desde hortaliças, frutas – goiaba, banana, abacate e outras – a verduras. Com o surgimento da cooperativa os cooperados ganharam um espaço que organiza a logística de comercialização e que conquista novos mercados institucionais.

Box: A Comale: A sede da cooperativa está localizada na comunidade rural Serra Azul, no município de Mateus Leme, onde há maior número de cooperados. O local é bastante conhecido pelos agricultores da região, como Galpão do Produtor. Os principais produtos comercializados pela COMALE são hortifrutigranjeiros in natura e leite pasteurizado tipo C. A COMALE terceiriza o processamento do leite para a produção de leite tipo C e bebida láctea, por meio de uma parceria com um laticínio do município de Betim, vizinho a Mateus Leme, e comercializa estes produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Fabiano Cordeiro César