Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Entrevista - A força feminina na Agricultura Familiar: Fernanda Henrique, coordenadora geral da COOFELIZ

Publicado em 27 de Abril de 2015 às 17:06

Entrevista - A força feminina na Agricultura Familiar: Fernanda Henrique, coordenadora geral da COOFELIZ

Em entrevista na cidade de Espera Feliz, Fernanda fala sobre a história da cooperativa e seu trabalho agroecológico

 

MAIS Gestão: Como foi sua entrada na COOFELIZ?

Fernanda: A cooperativa foi fundada em 27 de março de 2006. Eu entrei para trabalhar como funcionária em 2010, e em 2012 entrei para a diretoria como coordenadora geral.

MAIS Gestão: Em que areas a cooperativa impacta a vida dos trabalhadores? Como você vê esse impacto?

Fernanda: Eu vejo um impacto na renda familiar, principalmente. Por ter uma cooperativa organizada e legalizada, a gente consegue comercializar os produtos dos agricultores. Assim eles passar a ter um local onde sabem que o produto será vendido. Antes, os agricultores plantavam e não tinham onde vender, então acabava desperdiçando ou vendendo por um preço muito menor. A cooperativa hoje significa para eles a segurança de que o produto da agricultura familiar será comercializado.

MAIS Gestão: E como é o trabalho da cooperativa na questão agroecológica?

Fernanda: A gente faz um trabalho na linha agroecológica de não usar agrotóxico nas produções. Quando os agricultores começam a entender os problemas do agrotóxico, começam a dar importância para o seu trabalho ecológico. E isso também muda os municípios, nas escolas. As crianças começaram a entender de onde vem aquilo que eles comem. Entendem que o feijão que eles estão comendo ali na mesa tem uma história, vem lá da roça, de um agricultor que planta, que cuida, que cultiva. Além disso existe uma melhoria na vida dos estudantes, que agora comem uma alimentação mais saudável.

MAIS Gestão: E em relação ao trabalho do MAIS Gestão na cooperativa, como você avalia?

Fernanda: Eu avalio como muito positivo. Que bom que o MDA abriu essa porta para esse projeto ser aprovado e vir ser executado nas nossas cooperativas. Porque existem muitos desafios. Quando você fala de comercialização e mercado são coisas muito amplas. É nisso que o MAIS Gestão se enquadra, de ajudar a encontrar caminhos, encontrar mercados. Esse projeto vem para nos agregar e nos ajudar como empreendedores.


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa