Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Entrevista – Antônio Bagli, da COOOPAF de Muriaé: “o projeto MAIS Gestão vem para buscar soluções”

Publicado em 27 de Abril de 2015 às 14:45

Entrevista – Antônio Bagli, da COOOPAF de Muriaé: “o projeto MAIS Gestão vem para buscar soluções”

O diretor presidente da COOPAF, em entrevista na sede da cooperativa, fala sobre mudanças na vida dos agricultores e o trabalho do projeto de assessoria

 

MAIS Gestão: Antônio, há quanto tempo você é presidente da COOPAF?

Antônio: Sou presidente há dois anos e meio.

 

MAIS Gestão: Quando a cooperativa foi fundada?

Antônio: A cooperativa foi fundada em 2010. Ficamos dois anos só pra documentar, até a gente conseguir o registro certinho. Daí fomos nos preparando, buscando parcerias. E neste ano é que a COOPAF começou a funcionar de fato. Entramos no PNAE, e estamos agora comercializando.

 

MAIS Gestão: Já dá pra ver algum impacto na vida dos agricultores?

Antônio: Sim, se a gente for ver desde a época da Associação, já tivemos muitos avanços. Tem produtores que não tinham condições de ter um veículo, uma caminhonete, e agora puderam comprar. Agora temos a certeza que o produto vai ser vendido, não é como antes, que não vendia. E muita gente tendo visões de melhoria, né. Várias pessoas hoje estão se dedicando mais ao plantio, porque sabem que vai ser escoado de alguma forma. E não vai mais perder, como era antes. A cooperativa também trabalha muito, em parceria com o sindicato, o plantio de uva e morango na região. Hoje a cooperativa também está buscando sementes de maior qualidade para o produtor. É um ciclo. A cooperativa dá o apoio, busca a entrega. Para o produtor tem sido muito bom.

 

MAIS Gestão: E como você avalia a atuação do MAIS Gestão na cooperativa?

Antônio: O MAIS Gestão foi muito importante. No começo a gente não entendia muito bem como seria o funcionamento do projeto, mas hoje dá pra ver como é interessante. O MAIS Gestão vem dando muito apoio. Está sendo importante porque podemos buscar respostas para várias questões diárias: “como a gente vai fazer?, como vai ser montada aquela agroindústria?”, por exemplo. O MAIS Gestão vem para buscar a solução. E a gente vê isso como muito positivo. Com esse apoio a cooperativa começa a trabalhar da maneira correta, sem dúvidas sobre o funcionamento dos processos.

 


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa