Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
“Presente de hoje e o futuro do amanhã”

Publicado em 3 de Março de 2017 às 10:49

“Presente de hoje e o futuro do amanhã”

Sétima turma do Programa de Formação de Jovens participa de intercâmbio no Território Indígena XakriabáSétima turma do Programa de Formação de Jovens participa de intercâmbio no Território Indígena Xakriabá

A quinta-feira (16) amanheceu com muita diversidade nas terras Xakriabá. O povo indígena que tem o seu território localizado no município de São João das Missões e em Itacarambi, recebeu jovens de diferentes populações tradicionais do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Sudoeste da Bahia que fazem parte da sétima turma do Programa de Formação de Jovens realizado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM em parceria com o Centro de Ação Social – CEAS. Durante três dias, os jovens conheceram a experiência da luta territorial Xakriabá, que conta com a participação fundamental da juventude, além de discutirem o empoderamento e o papel das mulheres em suas comunidades.

Em um momento político nacional em que os direitos sociais já garantidos possuem um futuro incerto, a juventude refletiu o próprio território apresentando mapas feitos por eles mesmos, além de apresentarem à turma os conflitos e problemas existentes. “Sabemos que estamos vivenciando um momento de muita dificuldade, que é de retrocesso dos nossos direitos, mas não podemos deixar nos abater, principalmente essa juventude que tem muita vida pela frente”, afirma Joeliza Aparecida de Brito Almeida, membro da diretoria do CAA/NM, destacando o papel dos jovens em enfrentar os desafios colocados diariamente nos territórios.

A discussão territorial se faz importante para que os jovens permaneçam no campo. É o que explica o colaborador do CAA/NM, Carlos Dayrell: “A experiência mostra que as comunidades que têm o território conquistado, protegido, proporcionam à juventude uma vida mais forte, mais dinâmica. O contexto atual das comunidades rurais e tradicionais em que o território não está garantido existe uma dispersão muito grande da juventude, que tem saído por uma pressão maior de ganhar outros meios de vida, perdendo a referência local”, conta. Dayrell  ainda conta que colocar a juventude de outros territórios com os indígenas, mostra um exemplo real de que a juventude pode fazer a diferença na luta pela terra.

Valdir Dias é um jovem geraizeiro e confirma que o intercâmbio fortalece a juventude e proporciona que os jovens acreditem em seu papel: “Quando a gente vem aqui no Xakriabá parece que a gente pega uma energia a mais, quando a gente houve os testemunhos, as histórias das lutas que eles já conquistaram, a união, a gente sai daqui bem mais abastecido”, conta.

“O Xakriabá é um lugar de muita luta e de exemplo, principalmente para nós jovens, mostrando uma juventude daqui que busca as coisas mais necessárias para se viver, não saindo do contexto, da ancestralidade, dos valores e dos princípios”, conta a jovem baiana Edilane Silva de Almeida.

A formação da juventude e a preparação para estar à frente dos processos territoriais é algo fundamental para o povo indígena Xakriabá. Cacique Domingos explica que é preciso que a juventude se prepare e se capacite: “Para gente que já é uma liderança é muito importante porque eles tão sendo capacitado para assumir a nossa luta futura, isto é uma das coisas que a gente deseja aos nossos jovens de hoje:  formar eles para resistência, para buscar pelos nossos direitos, porque as lideranças que a gente tem hoje não serão as de amanhã”, diz o líder indígena.

Na noite do primeiro dia, as jovens que participam da formação se reuniram em uma roda de conversa, na qual refletiram sobre como os meios de comunicação e a sociedade reproduz uma imagem machista que inferioriza a mulher. Foi passado um documentário e as meninas relembraram mulheres que são exemplos na vida de cada uma.

Durante o encontro no território Xakriabá, os jovens também tiveram contato com a tradição indígena em uma noite cultural. No último dia a juventude aproveitou uma manhã na cachoeira em um momento de descontração. O Programa de Formação de Jovens é financiado pela organização suíça HEKS e conta com o apoio do Levante Popular da Juventude e o Centro Marista de Juventude.

 


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia