Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Arte como instrumento de protesto e comunicação

Publicado em 24 de Novembro de 2015 às 13:16

Arte como instrumento de protesto e comunicação

IV módulo do curso de Formação de Jovens foi marcado por oficinas de intervenção artística promovidas pelo Levante Popular da Juventude.

Durante os dias 06, 07 e 08 de novembro aconteceu o IV módulo do Curso de Formação de Jovens, promovido pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte Minas – CAA/NM e parceiros. O penúltimo módulo do curso aconteceu no Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de Porterinha e foi assessorado pelo Levante Popular da Juventude, que preparou oficinas de muralismo, lambe-lambe e stencil.

Segundo Marta Grave, militante do Levante e colaboradora do CAA/NM, o momento foi marcado por reflexões e oportunidades.  “Para nós do movimento, a construção do IV módulo do Curso de Formação de Jovens do CAA/NM foi muito importante, porque significou uma oportunidade de conhecer melhor a realidade da juventude rural e de refletir sobre o papel dos/as jovens na construção de uma nova política. É certo que não nos sentimos representados/as, mas sabemos da nossa responsabilidade em mudar as coisas. Então, nosso objetivo foi proporcionar um momento de troca de experiências, desmistificando a ideia de que a política é algo chato e que está distante da juventude“.  Marta explica que as oficinas são formas utilizadas pelo Levante Popular para mostrar para os jovens que a arte deve ser um instrumento de protesto e comunicação.

Nos três dias de formação, os participantes debateram sobre a política de juventude e Honório Dourado, colaborador do CAA/NM, deu continuidade às práticas agroecológicas incentivadas pelo curso de Formação, abordando temas relacionados ao cuidado animal.

Anderson Marcelino, participante do Curso de Formação, conta que o IV módulo era bastante esperado pela juventude, principalmente pelos jovens de Porterinha. “Tínhamos muita vontade de ter um módulo aqui. E desde que foi anunciado onde seria ficamos muito felizes. Não tivemos grandes dificuldades graças à parceria do nosso sindicato dos trabalhadores rurais, que deu total apoio na realização, principalmente com a estrutura, que, diga-se de passagem, é ótima”, diz Anderson ajudou na organização da noite cultural, que teve a participação do grupo Umbuzeiro e Reiseiros da comunidade do Paraguai.

O Curso de Formação se encerra no próximo módulo em dezembro, com um seminário regional que reunirá jovens das turmas anteriores de toda a região na Área de Experimentação em Agroecologia do CAA/NM  além da formatura da turma atual.

 


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia