Publicado em 7 de Outubro de 2015 às 09:46
Por Fabiano C. César
Agricultores familiares de várias comunidades e povos tradicionais do semiárido mineiro se reuniram no II Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido que teve o seguinte tema: “Sementes e Direitos dos Agricultores”. Esse evento foi uma oportunidade singular para que os agricultores ecoassem um grito de resistência e esperança frente aos desafios que homens e mulheres do campo vêm enfrentando na atualidade.
O encontro aconteceu entre os dias 01 a 03 de outubro de 2015 em Araçuaí, e denunciou que os grandes problemas do campo são, entre outros, as monoculturas de eucalipto, a mineração e os parques de preservação integral. Expulsos de seus territórios e com seus modos de vida ameaçados, os participantes afirmaram que a convivência como semiárido é o caminho para a sustentabilidade com enfoque na agroecologia.
Leia na integra a CARTA POLÍTICA lançada durante o encontro com os anúncios e denúncias dos Povos e Comunidades Tradicionais. Clique aqui para ler a Carta Política do II Encontro da Agrobiodiversidade
E clique aqui para assistir ao vídeo sobre o evento.
Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Cibelih Hespanhol Torres