Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Apresentações culturais, lançamento de jornal e palestras movimentam as comunidades atendidas pelo projeto Alianças no Sertão

Publicado em 20 de Dezembro de 2017 às 11:14

Apresentações culturais, lançamento de jornal e palestras movimentam as comunidades atendidas pelo projeto Alianças no Sertão

Como finalização das atividades de 2017, o projeto Alianças no Sertão realizou as Mostras de Resultados nas comunidades atendidas, com o lançamento e distribuição da 2ª edição do jornal Sertão sem Fronteiras e exposição de fotos dos melhores momentos do ano. No dia 06 de dezembro, na comunidade rural São João da Vereda, município de Montes Claros, foi realizado aulão de capoeira para todas as idades, apresentação de dança, demonstração do trabalho realizado na horta, entrega de mudas e palestra sobre sexualidade, conduzida pela assistente social Leni Pereira.

No dia 02 de dezembro, ocorreu a Mostra na E. M. José Carlos de Lima, comunidade rural São Roberto, município de São João da Lagoa. A programação foi bem rica e diversificada, com cerimonial feito pelas crianças e adolescentes do projeto. “Todas as apresentações foram lindíssimas! A equipe do Alianças no Sertão vem contribuindo muito com a gente, com as famílias, com nossos alunos, em tudo o que temos precisado eles estão nos ajudando, nos orientando. Nós nos tornamos uma família! Através das oficinas, a gente consegue perceber a responsabilidade e o amadurecimento dos alunos no geral, tanto os pequenos quanto os maiores”, declarou Maria Margareth Feliciano Barbosa, diretora e professora do Ensino Fundamental I da E. M. José Carlos de Lima.

Durante toda a manhã, as atividades incluíram apresentações de dança, entrega de mudas, palestra interativa sobre “Estabelecimento da confiança no ambiente familiar” com Leni Pereira e intercâmbio de capoeira com o Grupo Cordão de Ouro (município de Mirabela). “Achei muito boas as apresentações, não só hoje, mas durante o ano inteiro. Meus filhos têm muito entusiasmo em fazer parte do projeto”, declarou Maria Marcilene Pereira dos Santos, mãe de Ronald e de João Gabriel. “É muito importante que a criança, o adolescente e o jovem tenham momentos de diversão na escola. Aqui mesmo na comunidade não tem opções. Então é um meio pra incentivar mais pra eles estarem vindo pra escola”, acrescentou. O filho de 8 anos João Gabriel dos Santos Prado, estudante do 2º ano da E. M. José Carlos de Lima, confirma a declaração da mãe: “Participo da capoeira há mais de dois anos e não quero parar mais, porque só traz alegria pra gente!”.

No dia 25 de novembro foi a vez da comunidade rural Santa Bárbara. A programação contou com apresentação de dança e demonstração de jiu-jitsu dos participantes do projeto. A seguir aconteceu a palestra “Mídias” com o engenheiro de computação convidado Felipe Muylaert, a fim de discutir sobre as diversas mídias disponíveis na atualidade, orientar para o uso responsável e os cuidados necessários na exposição de imagens e interação nas redes sociais. Ao final, houve aula aberta de dança envolvendo todo o público presente.

No dia 23 de novembro, a comunidade rural Mato Seco se reuniu na E. M. Elvira Alves Durães para prestigiar a programação da Mostra, que contou com apresentação de dança das crianças seguida da palestra “O estabelecimento da confiança no ambiente familiar”, conduzida pela psicóloga convidada Rogéria Silveira, com o objetivo de sensibilizar pais e educadores sobre a importância de reconhecer as necessidades das crianças, melhorar a relação mãe/pai/filho(a) por meio de interações positivas e desenvolver a paternidade/maternidade responsiva, utilizando intervenções lúdicas. Após a palestra houve roda de capoeira com a participação de convidados dos grupos Cordão de Ouro, Geração Sinhá e Fundação Lobão Capoeira.

“Toda união de povos é um fortalecimento da nossa cultura de vida e popular. A prática da capoeira traz enriquecimento pessoal, socioeducativo, elevação da emoção e prazer em estar sempre reunido com pessoas de outras origens e culturas”, avaliou Mestre Aurélio, do Grupo Cordão de Ouro.  “É sempre muito gratificante quando nós nos reunimos em comunidades que têm receptividade e interesse em conhecer a nossa cultura”, completou.

A jovem integrante do Grupo Cordão de Ouro, Ellen Maria Rodrigues Silva, de 14 anos, concorda com o professor. “É muito bom levar o que aprendemos nas aulas para apresentações em novos espaços, pois quando terminamos dá uma alegria muito grande de ver que as pessoas que assistem também ficam contentes”, disse.

Sobre o projeto

O Alianças no Sertão conta com a parceria da agência de desenvolvimento alemã KNH (Kindernothilfe), a qual atua, desde 1959, desenvolvendo ações para proporcionar melhores condições de vida para crianças e adolescentes em países situados na África, América Latina, Ásia e no Leste Europeu.


Postado por: Paula Lanza Barbosa
Editado por: Paula Lanza Barbosa