Publicado em 6 de Junho de 2014 às 16:36
Acampados na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, 16 membros do Movimento Geraizeiro entraram em greve de sede.Uma caravana com 110 representantes de povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas chegou hoje (04) à Brasília para reivindicarem a imediata criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes dos Gerais (RDS).
“ Nós estamos há 15 anos na luta, segurando o Cerrado para proteger nossas águas, reivindicando uma ação do Governo e não temos respostas. Decidimos vir aqui e entrar em greve de sede até que seja decretada a criação da RDS”, afirme Nezita Ferreira Agostinho, geraizeira da comunidade de Água Boa, município de Rio Pardo de Minas.
Os geraizeiros chegaram a Brasília ainda pela manhã onde seguiram em marcha, da Catedral até o Ministério do Meio Ambiente. Ocuparam o Ministério e só saíram após entregar a Marília Marreco Cerqueira, chefe do gabinete da Ministra do Meio Ambiente documento contendo proposta dos povos e comunidades tradicionais dos Cerrados aos governos municipal, estadual e federal.
Neste momento continuam em greve de sede, acampados em frente ao Palácio do Planalto de onde só vão sair após a assinatura da RDS.
Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa