Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Por uma mídia democrática e plural

Publicado em 22 de Maio de 2017 às 12:22

Por uma mídia democrática e plural

Encontro Estadual de Comunicadores reúne representantes de organizações de todo estado na capital mineira 

Comunicadores de dez localidades do Estado se encontraram entre os dias 18 e 19 em Belo Horizonte durante o Encontro Estadual de Comunicadores em um momento de articulação e discussão sobre a mídia no atual contexto brasileiro.  A mesa de abertura trouxe como tema “As Mídias e o Golpe: Opressões e resistência” e contou com a presença de representantes da Frente Brasil Popular, Movimento Negro, Frente Povo Sem Medo e FNDC-MG, em seguida os comunicadores se juntaram à mobilização #ForaTemer por #DiretasJà que aconteceu no final da tarde de quinta-feira na capital mineira.

Durante a mesa de abertura os participantes ressaltaram o papel dos grandes veículos de comunicação na defesa de interesses da elite brasileira e na construção de uma narrativa que silencia e não representa a sociedade. Makota Celinha, do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), comentou sobre o papel da mídia no fortalecimento do racismo, do preconceito e da intolerância. Makota ainda disse que o desafio para os comunicadores, neste contexto, é se reinventar para “construir uma comunicação alternativa, uma comunicação que de fato retrate as pessoas, a sociedade, as organizações sociais a partir da realidade delas.”.

A mesa ainda relembrou o posicionamento da imprensa nos últimos acontecimentos políticos do país e do Estado. Em sua fala, Aloisio Lopes, do FNDC-MG, explicou que a concentração da mídia faz parte de uma disputa econômica e apenas será superada com a regulação democrática da comunicação e com o fomento a diversidade de opiniões via fortalecimento da mídia pública, “As mídias fazem parte de uma grande organização financeira, elas estão subordinadas ao sistema, não ao jornalista, o editor, ou apenas o dono do veículo, é muito maior do que isso é a articulação do capital financeiro entrando na disputa simbólica que existe na sociedade,” explicitou.

Discutir ações para possibilitar uma mídia que retrate a sociedade de forma justa, respeitando o direito e garantindo a liberdade de expressão, também foram alguns dos assuntos do segundo dia de Encontro. Durante o período da manhã e tarde aconteceram grupos de trabalhos, em os quais os participantes trocaram experiências e propuseram ações para a organização da Rede de Comunicadores Populares e construção do Plano Estadual de Comunicação.

A participação de comunicadores do interior no encontro foi algo destacado na fala de diversos participantes. Florence Poznanski explica que o momento foi de articulação no intuito de propor, organizar e desenvolver ações que cobrem do estado atitudes no campo da comunicação, como também de fortalecer a atuação em rede no estado, “Tem muita gente que está fazendo coisas maravilhosas, e se a gente conseguir se organizar em rede, a gente pode potencializar muito mais as ações, se conhecer melhor e trocar conteúdos.”.

Para Gheidlla Mendes, do Levante Popular da Juventude, o encontro foi momento de renovar forças e de reconhecimento dos comunicadores como companheiros e companheiras, “Para além dos desafios que a gente trouxe, a gente trouxe também a força dos movimentos populares, sindicais, sociais.”.

O Encontro Estadual de Comunicadores foi realizado pelo Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, que tem diversas organizações do estado filiadas, entre elas a Articulação Semiárido Mineiro – ASA Minas. O Encontro foi também uma etapa prévia da mobilização nacional em torno do 3° Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de maio em Brasília.


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia