Para pensar o Bem Viver e um futuro possível
Para pensar o Bem Viver e um futuro possível

Para pensar o Bem Viver e um futuro possível

Por Cibelih Hespanhol Torres
Editado por Cibelih Hespanhol Torres

Publicado em 22 de Setembro de 2016 às 17:12

O Centro de Agricultura Alternativa participou da Semana Social Marista, que tem como tema “Cuidar da casa comum – conversão ecológica”. Dialogando com setores da sociedade civil, o evento tem o intuito de tecer dias de reflexão sobre a realidade social, cultural, política, ambiental e econômica dos tempos atuais, pensando a necessidade de se despertar uma consciência holística de relação harmônica entre ser humano e natureza.

 

O evento, iniciado na terça-feira (20), conta com uma programação repleta de apresentações artísticas, palestras, oficinas, rodas de conversa, além da exposição da feira de economia solidária com artesanatos e produções da economia local.

 

Nesta quinta-feira (22), o CAA/NM esteve representado na mesa “Ecologia ambiental – caminhos para sociedade do Bem Viver: práticas sustentáveis” através da presença de Álvaro Carrara, da Coordenação Executiva, e Helen Santa Rosa, da Coordenação de Comunicação da instituição. As falas dos representantes propuseram caminhos e alternativas para a crise ambiental planetária. Como forma de imaginar maneiras de reverter o aquecimento global, Álvaro Carrara convidou os estudantes presentes a pensar práticas sustentáveis para a cidade, como ampliação de tratamento de esgoto, despouluição de rios, melhoria no transporte público, construção de ciclovias. “Uma das barreiras para implementar estas práticas sustentáveis é superar a desigualdade social, na educação, na saúde, em vários aspectos”, lembrou Álvaro. “Vocês, estudantes, tem a responsabilidade de pensar sua atuação profissional através da necessidade dos esforços que temos que empreender para fazer esta mudança sustentável”.

 

Práticas sustentáveis, harmonia com o meio ambiente, casa comum: estes são temas que dialogam com o conceito de “Bem viver”, oriundo da cosmovisão e modos de vida dos povos originários. “Esta é uma contraposição do conceito eurocêntrico de bem estar, baseada no consumo e conquistas financeiras”, explicou Helen Santa Rosa em sua fala. “O Bem Viver contrapõe a isto para que pensemos o bem viver com o mundo, o contato e relação com o mundo”. Lógica presente no dia a dia dos Povos e Comunidades Tradicionais, o Bem Viver é um conjunto de práticas, saberes e vivências que se fortalece como conceito para um futuro possível da humanidade.

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias