Publicado em 26 de Abril de 2024 às 11:34
O Centro de Agricultura Alernativa do Norte de Minas (CAA-NM) realizou de 18 a 22 de março de 2024, na Comunidade Pau D’Arco, nos municípios de Montezuma e Santo Antônio do Retiro no Norte Minas, uma Oficina de Capacitação de Pedreiros e Pedreiras para a Construção de Cisternas de captação de água de chuva de 16 mil litros (primeira água).
Fotos: Valdir Dias / Comunicação CAA-NM
O Programa de Formação e Mobilização para a Convivência com o Semiárido: Programa Cisternas, que tanto contribuiu para as famílias no convívio com semiárido brasileiro e que retorna depois de vários anos de espera e construção política é desenvolvido pelo CAA-NM em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com o recurso do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O CAA-NM participou do edital e foi uma das Instituições contempladas para executar o projeto. No Alto Rio Pardo, um dos territórios que há anos organização atua e que desde a primeira etapa do P1MC teve a construção de várias cisternas, nesta etapa outras comunidade e munípios também foram contempladas e receberão as cisternas. Assim, o primeiro passo para iniciar as construição é a realização da oficina de capacitação. Na oficina, foi possível capacitar e orientar os pedreiros e pedreiras sobre as atualizações e mudanças, da mesma forma oportunizou uma construção coletiva de todo o passo a passo até chegar no resultado final, a cisterna pronta.
Fotos: Valdir Dias / Comunicação CAA-NM
“Água é vida e tudo que fazemos, precisamos da Água”.
Essa foi uma expressão de Dona Vina ao ver a cisterna sendo construída em sua casa. Ela também ressalta a importância desse projeto em sua comunidade e afirma que tem um amigo que disse a ela que, devido as dificuldades de acessoa à água, só não mudou de sua propriedade graças à cisterna construída em sua casa.João Chiles, Geraizeiro e morador da comunidade Pau D'Arco, traz uma reflexão sobre o papel importante do P1MC no auxílios às famílias, principalmente, neste contexto atual de mudanças climáticas. "Aqui em nossa comunidade, lugar onde nasce o Rio Pardo, sempre foi uma comunidade com bastante água, inclusive, quando teve a primeira etapa do projeto, algumas famílias nem quizeram as cisternas e, hoje já vemos uma realidade diferente com a diminuaição das águas então, nesta nova etapa do P1MC nem uma família quer ficar de fora. Todas querem suas cisternas."
Assista ao documentário e acompanhe mais informações do projeto e da construção das cisternas, além de desfrutar das imagens da linda comunidade Pau D' Arco, que fica à beira da serra.
O P1MC fortalece e valoriza os modos de vidas de famílias e preocupa com o bem estar na sociedade. Através dele, há também espaços como as oficinas de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) que é um espaço para diálogos, não só sobre água, mas também de política, meio ambiente, saúde e inclusão, o que podemos dizer, que é “uma Caixa D’Água, mas que é também uma caixa de conhecimentos, inclusão social e resistência! ”
Postado por: Valdir Dias da Silva
Editado por: Valdir Dias da Silva