Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Oficina de Comercialização fortalece agricultura familiar

Publicado em 19 de Dezembro de 2014 às 16:20

Oficina de Comercialização fortalece agricultura familiar

 

Oficina de Comercialização do PAIS

Aconteceu no dia 06/12/14 a oficina beneficiamento para comercialização de produtos hortícolas. A oficina foi realizada no Solar dos Sertões e contou com participação de técnicos e técnicas do CAA/NM que colaboram no Projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – e de agricultores e agricultoras dos municípios de São João da Lagoa, Coração de Jesus, Brasília de Minas e Montes Claros. O objetivo da oficina foi de capacitar para o beneficiamento de produtos agroecológicos em conservas.

A oficina contou com dois momentos, o primeiro teórico e o segundo prático. No primeiro momento foram discutidas questões relacionadas à produção/ comercialização e embalagem. O processo de higienização para o preparo das conservas foi bastante enfatizado. Jacileia de Souza Santos, ministrante do curso, discutiu com os/as agricultores e agricultoras as formas de contaminação que podem ocorrer quando a higienização não é realizada de forma adequada. Ela explicou formas de contaminação biológica, física e química. A parte teórica abordou também o procedimento de esterilização do vidro das conservas e a importância da rotulagem dos alimentos.

Na parte prática do curso os agricultores/as realizaram, com o auxilio dos/as técnicos, o beneficiamento em conserva dos produtos das hortas. Esse momento foi fundamental para tirarem qualquer dúvida que tivessem em relação ao primeiro momento do curso. Essa oficina de capacitação foi importante para os agricultores(as) que objetivavam agregar valor aos produtos agroecológicos para comercialização, aumentando assim a sua renda. Segundo Emuriela Rocha Dourado, técnica que colabora no projeto PAIS, o "beneficiamento em conserva possibilita aos/às agricultores/as oferecer produtos agroecológicos fora de época sem uso de agrotóxicos, agregando valor à sua produção", explica. 

A oficina de comercialização foi um oferecimento do Projeto PAIS, que tem como financiador a Petrobras. O PAIS é uma tecnologia social estrategica para fortalecer a agricultura familiar e possibilitar alternativas rentáveis aos agricultores e agricultoras que acreditam na agroecologia como modelo de vida.  


Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa