Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
O esporte como forma de superação e enfrentamento das desigualdades

Publicado em 22 de Dezembro de 2016 às 14:50

O esporte como forma de superação e enfrentamento das desigualdades

Texto: Equipe Enlaçando Experiências 

Temática foi desenvolvida ao longo de 2016 pelo projeto  Enlaçando Experiências

O CAA NM em parceria com  a ACTION AID desenvolvem o  Projeto Enlaçando  Experiências desde 2006,na perspectiva de apoiar iniciativas que buscam garantir a soberania alimentar, o acesso à água, à educação contextualizada, e o fortalecimento das lutas dos Povos e Comunidades Tradicionais na defesa dos seus direitos.

Atualmente o projeto e desenvolvido de forma direta com cerca de 1537 crianças e adolescentes, entretanto outras crianças que não vinculadas participam das atividades de forma integral, fato que eleve esse numero para aproximadamente 2000 crianças e adolescentes, distribuídas em 14 municípios, 67 comunidades rurais. 

No primeiro semestre de 2016, foi trabalhado nas oficinas o tema “Segurança Alimentar, as consequências dos alimentos industrializados, que são prejudiciais à saúde, além de poluir o meio ambiente com suas embalagens. Aliado a isso, também foi trabalhado as consequências que esse lixo pode trazer, caso se transforme em  reservatório para a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti causador de diversas doenças, como: Dengue, Zíca Vírus e a Chikungunya.

Dando continuidade as atividades, no segundo semestre, enfatizamos a realização das olimpíadas e paraolimpíadas no Brasil, desenvolvemos o tema “ O esporte como forma de superação e enfrentamento das desigualdades sociais.”

Os esportes despertam sentimentos importantes quando trabalhados com crianças e adolescentes. Muitas modalidades olímpicas para serem disputadas, necessitam que os atletas apresentem espírito de equipe e envolvam pensando coletivamente formas para superar os desafios e obter êxito. Esse sentimento é muito importante na vida comunitária, já que muitos dos desafios que surgem na comunidade precisam ser encarados por todos.

O esporte também possibilita as pessoas a sonharem e montar objetivos para serem alcançados, criando assim projetos de vida concretos. Muitas crianças e adolescente sonham ser jogadores de futebol, corredores, maratonistas, jogadores de basquete, entre outras modalidades, e quando conhecem historias de pessoas como eles que se tornaram atletas vencedores, aguça o sentimento de que é possível ser um atleta profissional.

As modalidades esportivas apresentam-se, principalmente no universo rural, como única forma de lazer, integração, fuga da realidade vulnerável que muitos estão envolvidos, ao proporcionar aos jovens a alegria de celebrar com  amigos, dividir o sonhar e imaginar-se como um super atleta olímpico.

Trabalhar práticas de esportivas permitiu também que os envolvidos refletissem a importância do esporte não só como meio de interação social e forma de lazer, foi perceptível também como esse tipo de atividade faz bem para o corpo e a saúde humana.

A prática de esporte é constante na vida das comunidades, tanto nas aulas de educação física, bem como nos momentos de lazer e confraternização. A realização das oficinas foi dividida em duas partes, a primeira escrever a mensagem em seguida praticas esportivas, que foi um momento de diversão e interação com toda a comunidade.


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia