Publicado em 7 de Julho de 2022 às 14:45
Nos dias 29 e 30 de junho de 2022, foi realizada a 48ª Assembleia Geral do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas CAA/NM. Aconteceu de forma presencial na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia – AEFA em Montes Claros/MG, com a participação dos associados e associadas do CAA/NM. Dentro da programação, na noite do dia 29, a celebração da Festa de São Pedro.
A Assembleia é um evento Institucional fundamental para a construção e planejamento das ações junto aos associados e associadas, que são Povos e Comunidades Tradicionais, agricultores e agricultoras familiares. Assim, o espaço foi conduzido, primeiramente, por uma memória e análise dos últimos três anos, considerando os desafios e soluções dos Territórios Tradicionais; agroecologia, mulheres, cooperativismo, cultura e educação, frente à pandemia do Covid -19, a partir do olhar dos nativos “Prosa de Caboclo”. Da mesma forma, uma memória das ações realizadas pela Instituição durante o período de gestão trienal dos conselhos. E como um dos importantes objetivos das assembleias, foi dada a posse aos Membros dos Conselhos Diretor, Fiscal e Consultivo do CAA/NM.
Para alegrar o ambiente, já começa com o encontro dos nativos com suas prosas, cantorias, místicas e, claro, a celebração da Festa de São Pedro, na noite do dia 29.
“Oh que Santo é esse que vamos levar? Senhor São Pedro para festejar [...]. Oh levantou, levantou a Bandeira no Mastro levantou! ” (Trecho cantado na chegada da bandeira) .
A festa carrega uma simbologia de fé, alegria e do costume dos Povos Tradicionais, de festejar em devoção a um Santo Padroeiro. A história de Pedro como discípulo de Jesus Cristo, deixou um legado de amor, ação e coragem na missão. Para o CAA/NM, a escolha de São Pedro simboliza proteção dos povos.
Assistam o nosso filme documentário e revive esse lindo momento de festejo dos Povos Tradicionais.
No CAA/NM, essa festa é comemorada há mais de quinze anos, com um momento de encontro dos povos, com cantoria, levantada da bandeira e reza do terço. Expressões culturais, que independente da crença, esses povos se unem para festejar e celebrar a fé e a vida!
Viva São Pedro!
Viva os Povos Tradicionais!
Postado por: André Filipe Nunes Silva Mendes
Editado por: André Filipe Nunes Silva Mendes