Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Norte de Minas Gerais - Liminar de reintegração de posse acirra clima de tensão entre índios e fazendeiros

Publicado em 6 de Setembro de 2013 às 09:54

Norte de Minas Gerais - Liminar de reintegração de posse acirra clima de tensão entre índios e fazendeiros

 

Num mesmo dia, concessão de liminar em ação de reintegração de posse expedida pela Justiça Federal em favor dos fazendeiros é revogada,  diante da intervenção do Ministério Público Federal. Índios reafirmam que vão resistir no território. Preocupação é com a segurança e integridade dos 500 indígenas que se encontram no local, dentre eles mulheres, crianças e idosos.

No final da manhã ontem, o fazendeiro Pedro Luiz Cerize e familiares ajuizaram Ação de Reintegração de Posse com pedido de Liminar contra o Povo Xakriabá e a FUNAI. A ação foi distribuída  à 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Montes Claros. Em menos de 3 horas, no início da tarde,  o juiz Federal Dr. Alexandre Ferreira Infante Vieira, deferiu o pedido em favor dos fazendeiros. Porém, após ser alertado sob a complexidade da matéria pelo Ministério Público Federal a liminar foi revogada. Os indígenas entendem que este procedimento da justiça reforça a legitimidade da luta pelo território,  porém desperta ainda mais a ira dos fazendeiros da região.

 Cumprindo o procedimento colocado no decreto 1775, a FUNAI convocou os entes federados – prefeitos de Itacarambi, São João das Missões, Cônego Marinho e um representante do governo do Estado para reunião de notificação do processo de demarcação do território indígena. A expectativa do Povo Xakriabá é que desta reunião saiam encaminhamentos claros e urgentes acerca do processo de garantia do território.

 Para hoje, os indígenas estão aguardando a chegada do Procurador e do  Coordenador Regional da FUNAI de Governador Valadares.

 

Com informações do Conselho Indigenista Missionário – Regional Leste II

Contatos:  38- 9226-1376 e 9141-0844

  

Telefone contato Cacique Santo: 9121-8946

Nossas mídias

Relacionado


Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa