No Solar dos Sertões as Festas de Agosto já começaram
No Solar dos Sertões as Festas de Agosto já começaram

No Solar dos Sertões as Festas de Agosto já começaram


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 19 de Julho de 2013 às 10:44

 

Kelly Cristina de Aquino  – Comunicadoras da ASA Minas/CAA/NM - Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, Montes Claros/MG

Na noite do último sábado (13), o Solar dos Sertões abriu as portas para receber os catopés, marujos e caboclinhos já em preparação para as tradicionais Festas de Agosto. Neste ano, o CAA-NM é mordomo da festa de São Benedito. A visita que faz parte do ritual das Festas é realiza aos mordomos e festeiros, como forma de lembrar os compromissos com os festejos, abençoar as casas e apresentar a família os cantos e rezas tradicionais. Participaram seis grupos sendo um de Caboclinhos, dois Marujos e três Catopés, devotos de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. As Festas este ano acontecem de 14 a 18 de agosto na Praça da Matriz.

 “O CAA trabalha com a valorização e resgate da cultura dos povos do Norte de Minas, e hoje nós como mordomos afirmamos este compromisso de valorização a cultura regional. É satisfatório ter a oportunidade de abrir as portas do Solar dos Sertões, pela primeira vez, para receber os catopés, antes das tradicionais Festas de Agosto”, analisa o diretor financeiro, Eliseu José de Oliveira.

Mestre Zanza, 76 anos, é catopê desde os 4 anos de idade. Para ele é um orgulho ser o guardião dessa tradição que é a mesma de quando participava com os pais e avôs.  “A visita é importante para saudar os santos e reforçar que já é tempo das Festas de Agosto, que a tradição folclórica deve ser mantida. Meu sangue é catopé. Vou continuar enquanto eu aguentar”, explica Mestre Zanza. 

As Festas de Agosto acontecem há quase duzentos anos e é marcada pela realização de uma festividade que homenageia os santos. Durante o evento acontecem missas, bênçãos e levantamentos de mastros, que são práticas religiosas, além da apresentação das Marujadas, Caboclinhos e Catopês.

Segundo o Mestre José Expedito Cardoso do Nascimento, patrono da bandeira de São Benedito, a tradição folclórica no Norte de Minas não pode parar.”A tradição passa de geração em geração, e a devoção religiosa reforça a nossa história”, analisa José Expedito.  

Participação Feminina

Nas Festas de Agosto, a mistura de grupos folclóricos é a marca registrada do evento: enquanto os catopés trazem elementos da cultura africana e os marujos lembram os portugueses, os caboclinhos reverenciam a herança indígena, uma cultura que é tradicionalmente praticada por homens. O destaque é do grupo dos caboclinhos de Montes Claros por ser comandado por uma mulher, Maria do Socorro Pereira Domingos - a “cacicona”- que iniciou há 20 anos, bem jovem, sua participação nos festejos. “Desde os 8 anos que eu danço com os Caboclinhos, sendo que, em Montes Claros, eu fui a primeira menina a fazer parte do grupo. Aos 13 anos, eu me tornei “ cacicona”, relembra. 

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias