Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
No Dia Mundial da Água, uma frase que o saudoso Sr. Arcilo nos ensinava e alertava. "Usamos a "poupança" de água preservada pelos nossos antepassados".

Publicado em 22 de Março de 2025 às 17:40

No Dia Mundial da Água, uma frase que o saudoso Sr. Arcilo nos ensinava e alertava. "Usamos a "poupança" de água preservada pelos nossos antepassados".

“A água que bebemos e utilizamos hoje, estamos usando da “poupança” que nossos pais e avós cuidaram há anos atrás”. Sr. Arcilo.

No Dia Mundial da Água, voltemos nesta frase que, anos atrás, o querido e saudoso Sr. Arcilo nos ensinava e alertava. Ele se referia às águas do subsolo e os rios que restam, graças à preservação feita pelas gerações passadas.

A água é sagrada, fonte de vida e direito de todos os seres, porém, com o modelo exploratório e “desenvolvimentista” que o sistema capitalista exerce na sociedade, a água tem ficado cada vez mais escassa e, tida como “objeto de mercadoria”, o que, infelizmente, quem mais sofre as consequências são as populações menos favorecidas, comunidades rurais, periferias, dentre outras. Ao contrário, os Povos e Comunidades Tradicionais, por meio de seus modos de vidas seculares, são os verdadeiros responsáveis pela conversação das matas, biomas e vem garantindo água corrente nos rios. No Norte de Minas, por exemplo, na região do Alto Rio Pardo, onde viveu Sr. Arcilo, facilmente percebe-se que os lugares que existem nascentes e rios preservados, são comunidades tradicionais e unidades de conservação, como a RDS Nascentes Geraizeiras, criada em 2014, nas quais os povos tiveram que organizar, lutar e, ainda lutam arduamente, para proteção dos seus territórios e para conter a entrada de grandes empresas, que visam exploração do Cerrado para obtenção de lucro.

À preservação da água é mais do que urgente, da mesma forma, à conscientização. Será que no dia mundial da água é apenas educar nossas crianças a fecharem as torneiras? Será que o motivo da falta de água é só esse? Vamos continuar usando a “poupança” preservada pelos nossos antepassados sem fazermos nada para compensar? Reflitamos!

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Valdir Dias da Silva