Moldando o Barro, Tecendo a Palha: artesanato Xakriabá fortalecendo identidade Indígena
Moldando o Barro, Tecendo a Palha: artesanato Xakriabá fortalecendo identidade Indígena

Moldando o Barro, Tecendo a Palha: artesanato Xakriabá fortalecendo identidade Indígena

Por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa
Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 25 de Junho de 2015 às 16:50

O Povo Xakriabá tem vivenciado nos últimos anos um intenso processo de revitalização de suas práticas culturais. Com a construção da Casa de Cultura na Aldeia Sumaré e a aprovação do projeto Ponto de Cultura, práticas culturais como as danças, músicas, medicina, extrativismo, conservação e resgate de sementes e artesanato estão sendo fortalecidas.

Nos meses de fevereiro a março deste ano,ocorreu no Território Indígena Xakriabá, oficinas deartesanato de Cerâmica e Confecção de esteira, talos, cestos, vassoura e saia utilizando a palha de Buriti. As oficinas objetivaram propiciar o conhecimento de técnicas artesanais, transmitir conhecimentos tradicionais, estimular a criatividade, propiciar a troca de conhecimentos e capacitar os professores de Cultura das Escolas Indígenas. Participaram das oficinas, alunos da escola Indígena, professores de Cultura, artesões e funcionários do CRAS indígena.

Segundo Hilário Corrêa Franco, representante da Associação Indígena Xakriabá Aldeia Barreiro Preto, as oficinas são fundamentais, pois fortalecem a produção e a troca de experiências. “São momentos fortalecem o‘fazer cerâmica indígena Xakriabá’, viabilizando o resgate, a maior produção, comercialização e o uso no dia- a- dia das peças de cerâmica”. Também as escolas são envolvidas nas atividades. “Nas aulas de prática culturais foi produzido um livro em versos, com alunos da 7º série da Escola Estadual Indígena Bukinuk na aldeia Sumaré I, sobre o trabalho dos artesãos Xakriabá com as fibras naturais e os cestos produzidos com a seda de buriti”, afirma.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias