Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Guardião da agrobiodiversidade do semiárido mineiro recebe prêmio em São Paulo

Publicado em 13 de Novembro de 2013 às 17:37

Guardião da agrobiodiversidade do semiárido mineiro recebe prêmio em São Paulo

 Geraldo Gomes Barbosa começou a plantar com seu pai quando tinha sete anos.  Nascido e criado na comunidade de Touro, município de Serranópolis de Minas, norte de Minas Gerais, aprendeu desde cedo a plantar de forma consorciada, cultivando diversas espécies em uma mesma roça. Cresceu aprendendo a importância de melhorar e preservar as sementes crioulas e a natureza, o que o fez um guardião. Hoje conserva em sua Casa de Sementes mais de 200 variedades. Em reconhecimento ao seu trabalho e ao de milhares de agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro, receberá o prêmio TRIP Transformadores. A premiação acontece hoje às 21 horas, no Parque Ibirapuera, em São Paulo/SP.

 

 “ O trabalho que a gente tem feito é de preservar, além das sementes, as águas, os animais e tudo que faz parte do meio ambiente. Tem sido muito rico para mim e também para outras pessoas. Preservamos o meio ambiente sem agredir, sem uso de venenos – usamos tudo natural. É um trabalho importante mais para a terra que precisa de cuidados, de amor e carinho”, afirma Geraldo.

Para Valquiria Lima, da coordenação executiva da Articulação Semiárido pelo Estado de Minas Gerais, a premiação de Geraldo Gomes representa o reconhecimento da contribuição dos agricultores e agricultoras do semiárido brasileiro na construção de estratégias de convivência adequadas a realidade. “Significa que os agricultores familiares são a melhor expressão de vida e resistência do semiárido  e a sabedoria deles nos mostra que outro modelo de desenvolvimento para o semiárido é possível e necessário”, analisa. 

Nossas mídias

Relacionado


Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa