Festa do Pequi exalta sabores, saberes e fazeres do Cerrado
Festa do Pequi exalta sabores, saberes e fazeres do Cerrado

Festa do Pequi exalta sabores, saberes e fazeres do Cerrado

Por Indinayara Francielle Batista Gouveia

Publicado em 9 de Março de 2018 às 18:15

Os sons e cheiros  do sertão invadem Montes Claros nos próximos três dias. De 09 a 11 de março, acontece a 27ª. Festa Nacional do Pequi, com uma programação variada que mescla feira agroecológica e de empreendimentos solidários, concurso de arroz com pequi, apresentação de grupos culturais de Montes Claros e região. O Solar dos Sertões terá programação cultural especifica, apoiada pelo Fundo Estadual de Cultura.

Na noite de sexta-feira, na Arena dos Povos acontece show de Noeno da Viola e Maurinho. No palco do Solar, se apresenta o grupo Diadorina, direto de Chapada Gaúcha, trazendo os cantos e encantos dos Gerais retratado por Guimarães Rosa. No sábado, durante o dia, a partir das 8 horas ocorre a Feira Agroecológica e as 11 horas, o Concurso de Arroz com Pequi. As inscrições para o concurso podem ser feitas na Secretaria de Cultura. Na programação cultural da noite, ternos de Folia de Reis da cidade de Rio Pardo de Minas se apresentam na Arena dos Povos e no Solar dos Sertões. As 21 horas, o cantador Téo Azevedo lança um conjunto de obras: dois dvds: "O Canto do Cerrado" - Volumes 01 e 02, feitos só com voz e viola na região de Alto Belo, distrito de Bocaiuva; um cd "Repentistas do Norte de Minas - Téo Azevedo & Tone Agreste", e o cd "O Choro do Cerrado", com músicos da Unimontes e do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. Também lança o livreto A história de Nossa Senhora Aparecida em cordel.

A programação do domingo evidencia nossa tradicionalidade norte-mineira com o Encontro de Folia de Reis. Passarão pelo Solar e pela Arena cerca de 20 ternos de Folia de Reis de Montes Claros e região.  A noite, na arena dos povos se apresentam a folia de Brejo dos Crioulos e o terno de Folia dos Peixotinho. No Solar dos Sertões, se apresenta João de Papa e Damião de Brejo dos Crioulos e Cícero Billy Alves, cantador do sertão da cidade de Janaúba.

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias