Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Enlaçando Experiências, reafirmando a identidade e respeitando a diversidade

Publicado em 26 de Agosto de 2019 às 15:15

Enlaçando Experiências, reafirmando a identidade e respeitando a diversidade

Projeto que atua em 14 municípios do Norte de Minas refletiu com crianças e adolescentes importantes debates sobre cor, etnia, religião e cultura através de imagens, textos, contação de histórias e jogos educativos

 

Há cerca de 14 anos, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA executa o Projeto Enlaçando Experiências, com o apoio da Actionaid, organização não governamental internacional. O projeto atende aproximadamente 1500 crianças e adolescentes diretamente e indiretamente, e também vem fortalecendo a luta dos Povos e Comunidades Tradicionais em defesa de seus direitos.

Atuando em 13 municípios do Norte de Minas, contemplando 59 comunidades rurais, o Enlaçando tem como objetivo proporcionar condições e situações locais estimuladoras para crianças e adolescentes, partindo dos seus valores culturais e sua realidade. Em um relato feito pela jovem Arleide Ramos, o projeto também traz o contato com outras lutas: “Vimos alguns depoimentos de mulheres de outras comunidades sobre como é, o local onde eles vivem e também como era antes de as pessoas começarem a desmatar para plantar eucalipto. Foi muito interessante pois eu já havia ouvido falar dessas comunidades, conheço algumas pessoas que estudam comigo, mas eu não sabia a história da comunidade.”, conta a jovem.

O Enlaçando Experiências acontece em parceria com comunidades, famílias, educadores, jovens e crianças e ao longo dos semestres trabalha importantes temáticas. Neste ano o tema trabalhado com as crianças tem sido “Respeito à diversidade: etinia e ancestralidade”, a partir de importantes debates sobre cor, religião e cultura através de imagens, textos, contação de histórias e jogos educativos.

A temática trouxe para as crianças e adolescentes a reflexão sobre a importância do respeito e reafirmação de identidade. “Algumas pessoas racistas não nos vê como seres humanos só porque somo índios e muitas vezes consideram índios só aqueles que tem o cabelo liso e o olho puxado, mas existe índios de todos os tipos. Sou feliz por ser índia e carrego no peito o orgulho de ser índia "Xakriabá". Pintar, dançar, cantar, trajar, celebrar nossos rituais é muito bom, amo fazer isso. ”, relata a jovem indígena Maristela Xakriabá

No ano anterior a temática abordada foi “Divisão justa do trabalho doméstico”, que abordou a divisão justa do trabalho entre homens e mulheres e o reconhecimento e valorização do trabalho doméstico como vital para a reprodução da vida nas famílias e nas comunidades.

As crianças e adolescentes participam do projeto por meio dos vínculos de apadrinhamento que é promovido pela Actionaid. Doadores de todo o mundo tem a oportunidade de contribuir com a melhoria de vida desses jovens, com contribuições mensais, que além de transformar a vida das crianças, transforma a realidade das comunidades. Clique aqui para saber mais.

 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia