Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
E o Norte de Minas se coloriu dos seus povos!

Publicado em 25 de Agosto de 2015 às 17:36

E o Norte de Minas se coloriu dos seus povos!

Entre os dias 20 e 23 de agosto, o Solar dos Sertões abriu suas portas com uma programação especial para a festa mais tradicional de Montes Claros. Com a proposta de se constituir como espaço para a cultura popular, recebeu a emocionante e musical presença dos quilombolas do norte de Minas e indígenas Xakriabá, que levantaram em meio à festa a identidade resistente de seus povos.

As Festas de Agosto no Solar também contaram com a apresentação de artistas regionais, performances poéticas, abertura do Empório com produtos da agricultura familiar, feira agroecológica e homenagem a pessoas que contribuíram nestes 30 anos do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, na luta pela Agroecologia e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais. Foram dias e noites para celebrar a cultura popular, a identidade e resistência das comunidades tradicionais, a produção agroecólogica dos produtores rurais, e a luta que anima os movimentos sociais dia após dia, por uma sociedade mais solidária, justa, sustentável e democrática. Confira fotos dos momentos!

 

 
 
 

 

 

 

 

 

 
E o Solar abre suas portas! Quilombolas do Quilombo da Praia inauguram as Festas de Agosto com seu batuque e dança tradicionais

 

O CAA/NM aproveitou o momento para homenagear quem fez parte de sua história. Na foto, o querido "seu Sula", reconhecido pela resistência em defesa das comunidades quilombolas do campo negro da Jaíba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O segundo dia de Festas no Solar foi dia de cultura indígena. E o Povo Xakriabá, maior etnia indígena de Minas Gerais, dançou seu toré tradicional em mística de abertura.

 

  

Artistas regionais também se apresentaram. Da esquerda para a direita: Orquestra Catrumana, Bete Antunes e Maracatu Famiguê.
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 
E sábado foi dia de feira! A Feira Agroecológica expôs as riquezas e delícias dos produtores de Rio Pardo de Minas, Capitão Enéias, São João da Lagoa, Coração de Jesus, Janaúba e Brasília de Minas. Tudo feito pelas mãos e cuidados dos agricultores familiares, sem agrotóxicos e esbanjando cultura norte mineira!
 
 

O Centro de Agricultura Alternativa agradece a todos e todas que nos ajudaram na construção das Festas de Agosto no Solar dos Sertões. Graças a vocês construímos um espaço para animar as lutas e belezas do povo do norte de Minas.

A tod@s, nossa gratidão! E nos vemos em 2016!


Postado por: Cibelih Hespanhol Torres
Editado por: Cibelih Hespanhol Torres