Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Das cinzas para a vida

Publicado em 6 de Agosto de 2013 às 09:15

Das cinzas para a vida

 

 

Com uma relação de respeito e parceria com a terra, o agricultor familiar incentiva a agroecologia e colhe bons frutos

 

Kelly Cristina de Aquino  – Comunicadoras da ASA Minas/CAA/NM - Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, Montes Claros/MG

 

“Nos somos como raiz e tronco. Não há como separar”, afirma o agricultor familiar, Jose Carlos Ferreira Mendes, conhecido como Zé Baixinho, sobre sua relação com a terra e o cerrado. Apaixonado pela sua família e a natureza, o agricultor tem uma bela história de luta e dedicação a sua família. Ele iniciou sua trajetória em carvoaria e lidava com cinza e fogo e hoje, colhe vida.

Zé Baixinho é casado há 35 anos, com Maria das Dores Soares de Jesus Mendes, pai de seis filhos, natural de Bonança – MG, mora na zona rural de Ibiracatu, próximo a Varzelândia.

Sua vida é escrita com histórico de muitas dificuldades financeiras. Em 1979, o período crítico se intensificou e foi obrigado a trabalhar com o que aparecesse. Trabalhou de 2002 a 2007, em carvoaria, no manejo de três fornos de carvão, e o que recebia era o suficiente para a alimentação. “Foi um período ruim, triste e de muito sofrimento”, explica Zé Baixinho.

Em 2005, ele conheceu o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM, por meio dos técnicos que estavam vistoriando a região, a procura de frutos do cerrado, ele ficou motivado a cultivar uma pequena horta. E em 2009, sua vida começou a mudar quando conheceu o projeto PAIS.

“Com a criação de polos de agroecologia facilitou o entendimento dos agricultores para com o projeto PAIS, porque concentra a parte prática e há melhor absorção do propósito do projeto. A soberania alimentar é garantida e a melhora da renda dos agricultores familiares é considerável”, analisa o coordenador do projeto PAIS e engenheiro agrônomo, Nilton Fábio Alves Lopes.

A produção Agroecológica e Sustentável – PAIS começou a mudar a vida de  30 famílias de agricultores familiares no município de Varzelândia-MG, e com o princípio básico do projeto garantir a segurança alimentar, muitas famílias foram inseridas.

”Com a assistência técnica às famílias elas começaram a produzir para seu próprio sustento; e também para comercialização dos produtos cultivados nas hortas. A partir da execução do PAIS foi aberto um canal de comercialização nas feiras livres e também para abastecer os programas como: Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA”, explica o extensionista agropecuário da Emater, Andre Rodrigues Bezerra, responsável pela região.

Zé Baixinho pertence a uma destas famílias que foram beneficiadas pelo projeto PAIS, atualmente são 110 unidades PAIS, nos munícipios do Norte de Minas. O agricultor é grande incentivador do projeto, ele participou de vários cursos de capacitação PAIS, sua horta, hoje, é um exemplo de dedicação e produção agroecológica.

“Quando relembro que fazia carvão para sobreviver e ainda corria risco de adquirir doenças, agradeço muito a Deus e o CAA. A partir do ano passado, a minha vida e de minha família mudou bastante. Eu me sentia pobre demais, hoje compro o que eu quero. Estou feliz de poder comer alimentos naturais, comercializar e sustentar a minha família com dignidade. Fruto do meu trabalho e esforço”, explica o agricultor familiar.

A horta de Zé Baixinho é bem diversificada, há de tudo um pouco e também de acordo com a época do ano: couve, cenoura, abóbora, alface, cheiro verde, coentro, cebola, frutas. O projeto é patrocinado pela Petrobrás e Fundação Banco do Brasil.

 

Colhendo bons frutos

 

Em 2012, Zé baixinho reformou sua casa, adquiriu bens, e comprou uma carretinha para levar os produtos para comercializar na cidade. Zé Baixinho fez questão de gravar o nome do projeto PAIS, na carretinha que transporta em sua moto.

Zé Baixinho também é cantor conhecido como “José Amado Mendes”, e a gratidão, por ser beneficiado pelo PAIS, ele compôs uma música em agradecimento ao CAA.

 

Ele tambémé cantor. Para expressar sua gratidão e alegria, compôs uma música onde homenageia o CAA-NM, a Fundação Banco do Brasil e a Petrobrás, organizações patrocinadoras do projeto.

 Música do PAIS: “ Hoje estou feliz, hoje estou contente porque eu ganhei de presente a horta do PAIS; verdura eu não compro mais porque eu tenho a horta do PAIS . Obrigado ao CAA que mandou Nelcy para cá, para implantar o projeto do PAIS. Obrigado as duas entidades o Banco do Brasil e também a Petrobras. Verdura eu não comprei mais eu tenho a horta do PAIS”. 

 


Editado por: Fabiano Cordeiro César