Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Conversas e Alianças

Publicado em 5 de Outubro de 2015 às 14:53

Conversas e Alianças

Gestores e agricultores familiares se encontraram na Rodada de Negócios para discutir temas voltados para compras institucionais

Com o intuito de efetivar compras institucionais de produtos da agricultura familiar, foi promovido pelo Projeto Mais Gestão o encontro de agricultores familiares e gestores de empresas e instituições de Montes Claros. A Rodada de Negócios foi um momento de interação entre os participantes que conversaram entre si trocando experiências, sanando dúvidas, além de fortalecer o contato entre produtor e consumidor. O dialogo aconteceu na primeira quarta-feira do mês (01) na sede do Centro de Agricultura Alternativa (CAA/NM), entidade executora do Mais Gestão.

Natália Ferreira Barbosa, assessora técnica do CAA/NM, acredita que o contato promovido no encontro consegue construir os arranjos que envolvem as compras institucionais, “Esse momento em que a gente coloca gestores e agricultores para conversarem,  permite que o agricultor possa entender como é o processo de compra do gestor e quanto as limitações que ele enfrenta, como também os gestores passam a conhecer o agricultor, os processos de produção e quais são os produtos disponíveis. A partir desse contato você consegue valorizar os produtos da agricultura familiar e do extrativismo, promovendo uma alimentação de qualidade para o beneficiário das instituições”, explica.

Segundo Geralda Kelen Fonseca, coordenadora do setor de nutrição e segurança alimentar da Prefeitura de Montes Claros, diálogos criam um estreitamento que favorecem no processo de compras, “Ter um contato direto com o produtor é importantíssimo porque ele te apresenta os produtos que tem e os entraves  para poder participar e a gente tenta entrar em acordo, porque não adianta impor uma coisa a qual ele não vai conseguir atender”, diz a coordenadora.

Adaptar os cardápios de acordo com o que o agricultor familiar consegue oferecer também foi tópico de discussão na Rodada de Negócios. Os gestores e produtores conseguiram levantar itens que poderiam ser adquiridos na própria região ao invés de solicitar os produtos de empresas da capital, como é o caso da polpa de fruta, produto que pode ser adquirido na própria cidade e municípios vizinhos.

 Rosane Silveira Guimarães, nutricionista do Hospital Universitário, explica que todo alimento que é “produzido nas proximidades, tem uma quantidade menor de agrotóxicos e conservantes, o que garante um produto mais fresco e com uma segurança nutricional maior”.

O evento também contribuiu para  evidenciar que quase tudo pode se comprar na região, como destacado por João Simael Ferreira da Silva, agricultor familiar e presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros da Região do Pentáurea. “ É mais fácil falar o que a gente não produz, que é maçã e batatinha. Produzimos praticamente todos os tipos de produtos, inclusive morango”, destaca.

A Rodada de Negócios se encerrou ao redor da mesa de café, onde os convidados tiveram a oportunidade de provar um lanche feito com produtos da agricultura familiar.


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Fabiano Cordeiro César