Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Luta, Resistência e conquista! Povos Geraizeiros do Norte de Minas celebram 10 anos de criação da RDS Nascentes Geraizeiras

Publicado em 14 de Junho de 2024 às 16:11

Luta, Resistência e conquista! Povos Geraizeiros do Norte de Minas celebram 10 anos de criação da RDS Nascentes Geraizeiras

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes Geraizeiras é uma Unidade de Conservação (UC), com extenção de 38.177,27 hectares e abrange os municípios de Rio Pardo de Minas, Montezuma e Vargem Grande do Rio Pardo, no Norte Minas. Criada a partir de uma luta e organização das comunidades Geraizeiras, que sofriam com a chegada de empresas que, a partir da década de 90, se expandiam na região, desmatando áreas o Cerrado, para plantações de monoculturas de eucaliptos e extração de minério. Este cenário impactou diretamente os modos de vidas das comunidades do entorno, que dependem do Cerrado para sobreviverem. Os povos viram suas chapadas sendo destruídas, elas que são áreas fundamentais o uso do extrativismo, plantas medicionais, solta de gado e, principalmente, porque são áreas de recargas responsáveis pela manutenção das nascentes e rios correntes, ou seja, consequentemente as águas também foram diminuindo. Como uma expressão usada pelos geraizeiros, as comunidades foram ficando "encurraladas", então veio a decisão e organização para lutarem pelos seus territórios, algo que é para além da terra, ali estão suas histórias, acencestralidade e essência. É sagrado e é parte da vida dos povos. Nesta trajetória, foram diversos desafios, comunidades pararam máquinas para impedir o desmatamento, muitas lideranças sendo alvo de ameaças, greve de sede e fome em Brasília, dentre outros momentos de tensão e angústia. Após mais de dez anos de luta e resistência, veio a grande e sonhada conquista, no dia 13 de outubro de 2014 foi publicado o decreto de criação da RDS Nascentes Geraizeiras, tendo como objetivos proteger as nascentes geraizeiras e garantir o acesso aos territórios dos povos, conservando à cultura local e os modos de vidas tradicionais. 

Mapa de localização da Unidade (Fonte: Arquivo da RDS Nascentes Geraizeiras | ICMBio) 

Para celebrar os dez anos de história e conquista, a epuipe gestora da RDS, realizou um evento, no dia 08 de junho de 2024, na comunidade Roça do Mato, Município de Montezuma – MG, com a presença de comunidades Geraizeiras do entorno, Instituições parceiras e o ICMBio , que é o órgão Federal gestor da Unidade. Embaixo do Pequizeirão, um dos maiores pés de pequi do mundo, que é grande no tamanho e na história, algo sagrado e simbólico que representa um marco de resistência para os povos, foi um dos locais da comemoração, com a celebração de missa, apresentação teatral das crianças da comunidade Água Boa II e cantorias. Em seguida, os participantes "desceram" para a comunidade Roça do Mato para continuidade do festejo.  

  

  

Imagens da celebração dos 10 anos da RDS, no Pequizeirão. (Fotos: Valdir Dias) 

Com a criação da RDS, muitas áreas degradadas já foram regeneradas, retorno de animais que estavam em extinção e rios que voltaram a correr. Na medida em que a vida do Cerrado foi voltando, a esperança e alegria dos povos são nítidas. Lideranças que lutaram e sonharam com este momento, mesmo sabendo que os desafios continuam, respiram aliviadas e com o sentimento de que valeu pena não terem desistidos da luta. 

Assista ao documentário e vejam histórias da criação da RDS e a emoção e felicidade das comunidades após essa conquista. O documentário foi produzido pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), gravado durante o evento de celebração.  

 

 

Celebrar a RDS Nascentes Geraizeiras é celebrar a vida das nascentes e rios correntes, dos animais e das plantas e, principalmente a força dos povos que lutaram e continuam lutando para manutenção do Cerrado vivo. No momento em que o planeta passa por um colapso ambiental e emergência climática, biomas destruídos, que em 2023, com o aumento de 68% de áreas desmatadas, o Cerrado se tornou líder de desmatamanto no Brasil, segundo os dados do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD) do Mapbiomas, é extremamente importante a preservação do Cerrado e a necessidade de criar mais Unidades de Conservação no país, que proteja os territórios, às águas e os modos de vidas dos Povos e Comunidades Tradicionais, pois são estes que zelam da vida do planeta. A RDS Nascentes Geraizeiras foi a primeira Unidade de Conservação neste formato de catergoria criada no Cerrado. 

Viva a RDS Nascentes Geraizeiras e viva a história, resistência e força do Povo Geraizeiro!


Postado por: Valdir Dias da Silva
Editado por: Valdir Dias da Silva