Publicado em 8 de Julho de 2016 às 15:13
A comunicação da Articulação do Semiárido Mineiro-ASA Minas, nos seus 15 anos de existência se posicionou na defesa dos direitos dos povos, na luta pelo fortalecimento do projeto de convivência, e na construção de um olhar de bem querer para a região e a sua população. Construindo ao longo do tempo uma narrativa que fizesse frente aos discursos da seca e da miséria que concentraram terra, agua e negaram direitos.
A comunicação está no centro da luta social, principalmente no atual momento histórico. O cenário político é construído pelas narrativas dos grandes meios de comunicação, que defendem o fim das politicas públicas sociais como solução para a crise. Nesse contexto o direito a água, a educação contextualizada, a agrobiodiversidade, as especificidades culturais vem sofrendo diversos e constantes golpes.
Contra essa narrativa hegemônica, a rede de comunicadores(as) populares do semiárido mineiro se reuniu, no dia 06 de Julho, no Solar dos Sertões em Montes Claros, para debater e traçar estratégias com o objetivo de fortalecer a narrativa em defesa do semiárido, dos seus povos e ecossistemas.
Diego Alves, comunicador popular do Vale do Jequitinhonha, afirmou que o “encontro foi importante pela iniciativa de retomar as ações da Rede num momento de fragilidade. Um passo importante no fortalecimento de vínculos e das ações da Rede em defesa do semiárido”.
Leninha Alves, da coordenação estadual da ASA, explicou que o momento era de “Juntar as partes para fortalecer a rede”, visto a necessidade de fazer uma memória do que já foi construído ao longo dos anos e pensar os próximos passos.
Os comunicadores se reuniram durante todo o dia e construíram uma agenda de atuação para os próximos meses de 2016.
Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Fabiano Cordeiro César