Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Capacitação

Publicado em 29 de Janeiro de 2013 às 23:51

Capacitação

Cerca de 50 agricultores e agricultoras, representantes de povos e comunidades tradicionais e técnicos participaram ao longo de 2012 do Curso Homeopatia e Práticas Agroecológicas. A iniciativa, fruto da parceria entre CAA-NM e Universidade Federal de Viçosa, capacitou os participantes para o tratamento de pessoas, animais e plantas a partir da homeopatia, com vistas a reduzir o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos. 
 
Durante dez meses, encontros mensais foram realizados aos finais de semana abordando práticas agroecológicas e homeopáticas. Os participantes foram selecionados a partir dos locais de atuação do CAA-NM, a fim de enriquecer o trabalho agroecológico já em curso. " Como estamos fortalecendo nossa atuação nas regiões a partir dos polos de conversão agroecológicos, as pessoas capacitadas tornam-se multiplicadores naquela região, para o uso da homeopatia na agricultura”, afirma Honório Dourado, coordenador do curso.  A divisão dos trabalhos era da seguinte maneira: no primeiro dia, sexta, agroecologia; aos sábados a parte teórica de homeopatia e aos domingos aprofundamento nas questões homeopáticas.
 
Jaciléia de Souza Santos, agricultura do município de Janaúba participou do curso. Hoje realiza visitas e leva o conhecimento adquirido a outras comunidades. “Participar do curso para mim foi uma conquista. Agora consigo cuidar melhor da minha família, da plantação e dos animais. Aumenta a produção e consequentemente a renda”, relata. Com o bom trabalho realizado e pelo conhecimento adquirido, Jaciléia tem recebido convites para divulgar a homeopatia em seu município. “Fui convidada para fazer uma capacitação para as equipes do Programa Saúde da Família – PSF”, 
“Com o curso, esperamos fortalecer as ações locais dos agricultores e técnicos e estimular novos usos das técnicas homeopáticas para o fortalecimento da produção agroecológica”, resume Luciano Ribeiro, coordenador do eixo de Agroecologia do CAA-NM. 
 
Todas as pessoas envolvidas no programa de formação fazem parte da rede sócio técnica Fortalecer o trabalho de campo, ampliar as ideias de agroecologia e capacitar agricultores”, assim Luciano Rezende, que faz parte do eixo de Agroecologia do CAA, resumi a proposta desse trabalho. A intenção do projeto é trabalhar a comunidade criando referências próximas da comunidade, assim o interesse surge naturalmente, também definiu o Luciano.
Para 2013, ainda não se sabe como se dará o prosseguimento desse trabalho. O Eixo de Agroecologia da Instituição ainda irá se reunir para analisar o formato que será adotado este ano. “Os participantes e a equipe tem o interesse de prosseguir no trabalho, falta decidir como”, disse Dourado a reportagem.

 

Nossas mídias

Relacionado


Editado por: Fabiano Cordeiro César