Capacitação
Capacitação

Capacitação


Editado por Fabiano Cordeiro César

Publicado em 29 de Janeiro de 2013 às 23:51

Cerca de 50 agricultores e agricultoras, representantes de povos e comunidades tradicionais e técnicos participaram ao longo de 2012 do Curso Homeopatia e Práticas Agroecológicas. A iniciativa, fruto da parceria entre CAA-NM e Universidade Federal de Viçosa, capacitou os participantes para o tratamento de pessoas, animais e plantas a partir da homeopatia, com vistas a reduzir o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos. 
 
Durante dez meses, encontros mensais foram realizados aos finais de semana abordando práticas agroecológicas e homeopáticas. Os participantes foram selecionados a partir dos locais de atuação do CAA-NM, a fim de enriquecer o trabalho agroecológico já em curso. " Como estamos fortalecendo nossa atuação nas regiões a partir dos polos de conversão agroecológicos, as pessoas capacitadas tornam-se multiplicadores naquela região, para o uso da homeopatia na agricultura”, afirma Honório Dourado, coordenador do curso.  A divisão dos trabalhos era da seguinte maneira: no primeiro dia, sexta, agroecologia; aos sábados a parte teórica de homeopatia e aos domingos aprofundamento nas questões homeopáticas.
 
Jaciléia de Souza Santos, agricultura do município de Janaúba participou do curso. Hoje realiza visitas e leva o conhecimento adquirido a outras comunidades. “Participar do curso para mim foi uma conquista. Agora consigo cuidar melhor da minha família, da plantação e dos animais. Aumenta a produção e consequentemente a renda”, relata. Com o bom trabalho realizado e pelo conhecimento adquirido, Jaciléia tem recebido convites para divulgar a homeopatia em seu município. “Fui convidada para fazer uma capacitação para as equipes do Programa Saúde da Família – PSF”, 
“Com o curso, esperamos fortalecer as ações locais dos agricultores e técnicos e estimular novos usos das técnicas homeopáticas para o fortalecimento da produção agroecológica”, resume Luciano Ribeiro, coordenador do eixo de Agroecologia do CAA-NM. 
 
Todas as pessoas envolvidas no programa de formação fazem parte da rede sócio técnica Fortalecer o trabalho de campo, ampliar as ideias de agroecologia e capacitar agricultores”, assim Luciano Rezende, que faz parte do eixo de Agroecologia do CAA, resumi a proposta desse trabalho. A intenção do projeto é trabalhar a comunidade criando referências próximas da comunidade, assim o interesse surge naturalmente, também definiu o Luciano.
Para 2013, ainda não se sabe como se dará o prosseguimento desse trabalho. O Eixo de Agroecologia da Instituição ainda irá se reunir para analisar o formato que será adotado este ano. “Os participantes e a equipe tem o interesse de prosseguir no trabalho, falta decidir como”, disse Dourado a reportagem.

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias