Canteiros econômicos proporcionam produção agroecológica e protagonismo das Mulheres.
Canteiros econômicos proporcionam produção agroecológica e protagonismo das Mulheres.

Canteiros econômicos proporcionam produção agroecológica e protagonismo das Mulheres.

Por Valdir Dias da Silva
Editado por Valdir Dias da Silva

Publicado em 14 de Maio de 2024 às 15:20

Canteiro econômico é uma tecnologia social que foi pensada para apoiar famílias no convívio com o semiárido. Há muito tempo que já foi pensando juntamente com os programas da Articulação do Semiárido (ASA) e, o CAA-NM adotou como estratégia no período de pandemia da Covid-19 e hoje vem trabalhando e implantado essa tecnologia, nos territórios de atuação. Têm gerado riquíssimos resultados, proporcionando alternativas para produzir alimentos saudáveis, em pequenos espaços e com baixo custo de manutenção. Sua estrutura feita de blocos e com o fundo forrado de lona, facilita o plantio dos alimentos, reduzindo o tempo e quantidade de irrigação, ou seja, uma pequena quantidade de água é suficiente para conservar a umidade e possibilitar a produção. 

Com diversas experiências exitosas, diversos projetos já foram escritos com recursos destinadas à contrução de canteiros e estruturando os quintais produtivos de muitos agricultores e agricultoras. Assim, o Coletivo de Mulheres do Norte de Minas é um dos parceiros do CAA-NM e que hoje também aposta nesta tecnologia, principalmente, para o fortalecimento e autonomia das mulheres. Recentemente, o município de Bocaiúva - MG foi benficiado e nove famílias receberam canteiros econômicos através do projeto "Segurança Alimentar e Renda", que tem como objetivo fortalecer a produção agroecológica e renda das mulheres no Norte de Minas. O projeto é financiado pelo Fundo Nacional Solidário e desenvolvido pelo Coletivo de Mulheres do Norte de Minas, em parceria com o CAA-NM e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bocaiúva, FETAEMG  , Arquigiocese de Montes Claros e Cáritas .

No dia 03/05/2024 o CAA-NM, Coletivo de Mulheres do Norte de Minas e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bocaiúva, realizaram uma visita às famílias beneficiadas com canteiros econômicos, para conferirem o funcionamento da tecnologia e ouvirem das mulheres as experiências e resultados. O que encontraram foram uma diversidade de alimentos e a alegria das mulheres por estarem produzindo seus alimentos para o consumo e ainda comercializando. 

  

   

Mulheres produzindo alimentos em canteiros econômicos. (Fotos: Valdir Dias)

Durante a visita, o CAA-NM produziu um minidocumentário que mostra mais detalhes dos canteiros, imagens da diversidade de alimentos e lindos relatos das mulheres contando da alegria, resultados e potência que é o projeto. Assistam:  
 

 

É algo inovador e que vem dando resultados positivos nos territórios. São meios que fortalecem os modos de vidas no semiárido gerando renda, autonomia na alimentação saudável e segurança alimentar. 

Como disse a Diretora de administração e finanças do CAA-NM e agricultora, Joeliza Brito: "Querendo ou não, as mulheres são as primeiras a preocupar com a saúde e alimentação da família. Quando acaba a água na torneira e quando falta o alimento, nós mulheres somos as primeiras impactadas e esses projetos trazem mais segurança em nossas vidas". 

 

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias