Publicado em 14 de Maio de 2024 às 15:20
Canteiro econômico é uma tecnologia social que foi pensada para apoiar famílias no convívio com o semiárido. Há muito tempo que já foi pensando juntamente com os programas da Articulação do Semiárido (ASA) e, o CAA-NM adotou como estratégia no período de pandemia da Covid-19 e hoje vem trabalhando e implantado essa tecnologia, nos territórios de atuação. Têm gerado riquíssimos resultados, proporcionando alternativas para produzir alimentos saudáveis, em pequenos espaços e com baixo custo de manutenção. Sua estrutura feita de blocos e com o fundo forrado de lona, facilita o plantio dos alimentos, reduzindo o tempo e quantidade de irrigação, ou seja, uma pequena quantidade de água é suficiente para conservar a umidade e possibilitar a produção.
No dia 03/05/2024 o CAA-NM, Coletivo de Mulheres do Norte de Minas e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bocaiúva, realizaram uma visita às famílias beneficiadas com canteiros econômicos, para conferirem o funcionamento da tecnologia e ouvirem das mulheres as experiências e resultados. O que encontraram foram uma diversidade de alimentos e a alegria das mulheres por estarem produzindo seus alimentos para o consumo e ainda comercializando.
Mulheres produzindo alimentos em canteiros econômicos. (Fotos: Valdir Dias)
Durante a visita, o CAA-NM produziu um minidocumentário que mostra mais detalhes dos canteiros, imagens da diversidade de alimentos e lindos relatos das mulheres contando da alegria, resultados e potência que é o projeto. Assistam:
É algo inovador e que vem dando resultados positivos nos territórios. São meios que fortalecem os modos de vidas no semiárido gerando renda, autonomia na alimentação saudável e segurança alimentar.
Como disse a Diretora de administração e finanças do CAA-NM e agricultora, Joeliza Brito: "Querendo ou não, as mulheres são as primeiras a preocupar com a saúde e alimentação da família. Quando acaba a água na torneira e quando falta o alimento, nós mulheres somos as primeiras impactadas e esses projetos trazem mais segurança em nossas vidas".
Postado por: Valdir Dias da Silva
Editado por: Valdir Dias da Silva