Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
CAA/NM realiza Seminário de Avaliação do projeto PAIS

Publicado em 31 de Agosto de 2015 às 09:43

CAA/NM realiza Seminário de Avaliação do projeto PAIS

 

Por Fabiano C. César e Indinayara Gouveia

O que é um PAIS? É uma ilha agroecológica. É um banco de alimentos. É garantia de segurança alimentar e nutricional. E fonte de renda. E protagonismo social e investimento nas potencialidades do semiárido mineiro. Tudo isso diz um pouco da Horta agroecológica e do projeto intitulado PAIS.

Para entender como os agricultores e agricultoras beneficiados pelo projeto vem desenvolvendo suas atividades a partir do PAIS, o CAA/NM realizou Seminário de Avaliação do projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável no intuito de avaliar, junto aos agricultores(as) do projeto e aos financiadores, Fundação Banco do Brasil e Petrobrás, o desenvolvimento e implantação das unidades PAIS.  O evento aconteceu no dia 21 de Agosto, no auditório da FETAEMG em Montes Claros.

Cerca de 450 famílias são beneficiadas diretamente com a instalação de 270 hortas agroecológicas. Participam do evento agricultores(as) de diversas cidades do Norte de Minas, dentre elas: Capitão Enéas, Brasília de Minas, Rio Pardo de Minas, Porteirinha e Janaúba. Além de representantes dos financiadores.

Rosângela Brandão, representante da Fundação Banco do Brasil, destacou que o investimento nas tecnologias sociais é uma forma de “contribuir para a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país”. Lembrou ainda que, “tudo que alcançamos até o momento não é apenas um trabalho da Fundação ou do Banco do Brasil. É resultado de estratégias de construção de parcerias, de pessoas que têm nas mãos, na mente e no coração uma vontade e uma atitude inexplicável de realizar solidariamente”.  

Segundo Leninha Alves, Coordenadora Política do CAA/NM, a “finalização do projeto demonstra que é possível produzir de forma agroecológica. Nosso desafio agora é conquistar cada vez mais mercados”.

A agricultora Denilta Soares de Barros, de Capitão Enéas, lembrou ainda que “com a chegada da horta nossa alimentação melhorou muito, sem contar que está dando lucro bastante, eu entrego para a escola. Eu não pensava que ia ter força, mas graças a Deus melhorou bastante para minha família”.   

O PAIS vem possibilitando criar verdadeiras ilhas agroecológicas no semiárido mineiro, e segundo Elisângela Aquino, diretora do CAA/NM , “ o projeto fez resgate cultural e alimentar e mais importante que isso, o incentivo para mulheres, deu autonomia na renda, porque as mulheres são as mais preocupadas na segurança da alimentação.”

 

 

 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Fabiano Cordeiro César
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia