Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
CAA realiza reunião para criação de OPAC

Publicado em 16 de Março de 2020 às 09:33

CAA realiza reunião para criação de OPAC

Entre os dias 12 e 13 de março, agricultoras e agricultores lideranças das comunidades acompanhadas pelo CAA, participaram de mais uma reunião para capacitação e criação da OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade), com o objetivo de conseguir a certificação de produção orgânica.

A validação da garantia orgânica pela OPAC, permite aos produtores certificados, o uso de Selo nos rótulos dos produtos, assim poderão vender diretamente para os consumidores, indústrias, mercados, supermercados, lanchonetes, restaurantes e entre outros.

Segundo a Geraizeira e tesoureira do CAA, Joeliza Aparecida de Brito Almeida “O CAA é uma organização que preocupa com a vida dos agricultores e agricultoras em todos os sentidos e um dos principais assuntos a tratar é o da agroecologia que é ligar a natureza com a produção. A seleção para a Certificação do Selo Orgânico se deu com os agricultores e agricultoras que a gente faz o acompanhamento de uma construção de longas datas, isso vai dar mais credibilidade a eles que realizam o trabalho de orgânico”.

Valdomiro da Mota Brito, técnico do CAA, destaca sobre a importância das famílias agricultoras adquirirem o Selo: “O selo para o agricultor e agricultora é uma mudança de vida, de suma importância para quem trabalham com o regime agroecológico, vai agregar mais valor a mercadoria, dando mais credibilidade a produção e ainda pode comprovar que os produtos são orgânicos”, destacou.

O agricultor Antônio Joseliano dos Santos da comunidade de Sambaíba, município de Januária, trabalha com produtos de base agroecológica desde pequeno e esse trabalho vem desde os pais que o ensinaram a não utilizar agrotóxicos ou insumos químicos nas plantações. “É um passo fantástico que a gente está dando e também nos deixa com uma felicidade enorme de saber que aquilo que fazemos vai ser realmente comprovado a partir de um certificado”, disse Antônio.

Apoiado pelos projetos Tecendo Autonomia parceria com o Instituto Lojas Renner, Inter-American Foundation (IAF) e ECOFORTE pela Fundação Banco do Brasil, o processo de constituir a OPAC ainda prevê oficinas para capacitar os agricultores para o uso de outras alternativas para substituir o uso de agrotóxicos.

 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: NIVEA MARTINS PEREIRA
Editado por: NIVEA MARTINS PEREIRA