Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
CAA realiza atividades de educação ambiental com mais de  2000 crianças

Publicado em 7 de Março de 2013 às 14:57

CAA realiza atividades de educação ambiental com mais de 2000 crianças

 A necessidade de dialogar com as crianças e pensar o futuro da agricultura familiar e das comunidades tradicionais motivou o CAA-NM a elaborar em 2006 o Projeto Enlaçando Experiências. A iniciativa é realizada em parceria com Sindicatos de trabalhadores/trabalhadoras rurais, Associações, comunidades, famílias, educadores, jovens, adolescentes e crianças. Num ambiente lúdico e recreativo, crianças e adolescentes são convidados as refletir sobre o meio ambiente, sua comunidade e seus sonhos. E a pensar alternativas juntamente com sua família, a partir da agroecologia, da economia solidária e  da autoafirmação de sua identidade.

Para Braulino Caetano dos Santos, o projeto Enlaçando Experiências veio para fortalecer a ação do CAA-NM junto às comunidades. “O projeto coloca as crianças na roda, prepara a juventude do futuro para valorizar a agricultura, o cerrado, as tradições”, relata Braulino.

Através de momentos formativos e atividades práticas, são abordadas temas  como manejo da roça, conservação das sementes crioulas, a importância e cuidado com as águas e a destinação dos lixos.

No  Quilombo do Gurutuba, o trabalho é realizado com 425 crianças, em comunidades. Antônia Antunes dos Reis, tesoureira da Associação Quilombola do Gurutuba afirma que o Enlaçando tem colaborado com o  desenvolvimento das crianças dentro da sala de aula. “O projeto incentiva as crianças a estudarem, completa o que é ensinado na sala de aula. Depois do enlaçando a cultura quilombola entrou para a sala de aula. As 60 crianças estão dançando o batuque e fazendo até teatro”, conta Antônia.

“Temos que ajudar a terra plantando árvores, jogando lixo no lixo, para a terra ser um lugar melhor, e é isso que o CAA ensina, levando esse projeto para todos. Eles querem um país melhor e não pior, esse é o CAA”, explica Luiz Antônio  , da comunidade de São Domingos, município de Ibiracatu.

Apoio - Desde o início o projeto é apoiado pela ACTIONAID, –  Instituição internacional com sede na África do Sul, presente em mais de 40 países cuja missão é “ erradicar a pobreza através do trabalho em parceria com as populações pobres e suas organizações para apoiá-las na garantia de seus direitos básicos, superando a exclusão, a injustiça e a desigualdade”. Outro  parceiro recente do projeto é o FIES – Fundo Itaú Excelência Social, que colabora com projetos sociais voltados para a educação. 


Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa