Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
CAA realiza assembleia e empossa nova diretoria

Publicado em 4 de Julho de 2013 às 17:32

CAA realiza assembleia e empossa nova diretoria

 Helen Santa Rosa e Kelly Cristina de Aquino  – Comunicadoras da ASA Minas/CAA/NM - Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, Montes Claros/MG

 O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM realizou nos dias 28 e 29 de junho a tradicional assembleia, na área de Experimentação e Formação em agroecologia - AEFA, no município de Montes Claros, na comunidade Riacho dos Campos. Participaram da Assembleia 54 sócios, além dos colaboradores e convidados com objetivo de apresentar um balanço das principais atividades do último ano e reorientação das ações estratégias da instituição. Como acontece a cada 3 anos, esta assembléia ainda elegeu nova diretoria para o triênio 2013 – 2016.

“A assembleia superou todas as expectativas: teve Quórum suficiente, participação ativa dos sócios nas discussões e entendimento da importância da eleição para o futuro da instituição”, afirma o Diretor Geral do CAA/NM, Braulino Caetano dos Santos.

As boas vindas foram dadas pelas crianças, participantes  pelo projeto Enlaçando Experiências, da comunidade Traspassas/município de Ibiracatu, que encenaram a peça teatral “A Missão de Tomásia”. A mensagem central da peça chamava atenção para a necessidade de mudanças na nossa forma de consumo , produção e  hábitos de vida, para atitudes de preservação e cuidados com a natureza.

A análise de conjuntura contou com a colaboração do deputado federal Nilmário Miranda, que fez retrospectiva sobre as mudanças políticas recentes do Brasil e o avanço no campo dos direitos humanos. Também participou Avanildo Duque da Action Aid Brasil, organização parceira do CAA-NM no trabalho com as crianças, que pontuou questões acerca da importância da mobilização e contribuição da sociedade civil na construção das políticas, desde a participação em conselhos até as mobilizações de rua. “ A sociedade civil tem debatido propostas e apresentado alternativas. Na educação, por exemplo, existe uma proposta de Plano Nacional da Educação que apresenta ações em todos os campos , que deveria ter sido votado de 2011”, relata. 

Caminhada - No segundo momento da Assembleia os participantes refletiram sobre as ações realizadas no período de julho/2012 a junho/2013 em cada território de atuação do CAA-NM. Cada espaço pedagógico da AEFA (viveiro, PAIS, criação animal, rosa, sistemas agro-florestais) serviu de referência para a reflexão do trabalho realizado junto as comunidades tradicionais.

 “A agricultura familiar está cada vez mais fortalecida na nossa comunidade, esta desenvolvendo. Com a contribuição do CAA-NM através do projeto PAIS, vendo a horta crescer tanto, é um orgulho porque dá animo para continuar e poder sobreviver bem nas comunidades rurais”, afirma Maria Madalena Oliveira Leite, da comunidade Abóboras, município de Montes Claros.

Eleição – Como acontece a cada 3 anos, foi eleita nova diretora do CAA-NM para o triênio de junho/2013 a junho/2016, composta por 17 membros,distribuídas nos conselhos - Diretor, Fiscal e Consultivo. Uma conquista importante foi a ampliação da participação das mulheres na diretoria. “Eu participo da diretoria com uma responsabilidade grande de jovem, indígena e mulher. Para mim é uma alegria colaborar no trabalho do CAA-NM que fortalece toda a nossa luta de comunidade tradicional”, expressa Célia Xakriabá, eleita como vice diretora de administração e finanças.

Foram eleitos - diretor geral - Braulino Caetano dos Santos, vice-diretora Joeliza Aparecida de Brito Almeida; diretor financeiro - Eliseu Jose de Oliveira, vice-diretora, Célia Nunes Correa; diretora secretaria - Elisângela Ribeiro de Aquino  e vice-diretora Maria Madalena Oliveira Leite. 

Nossas mídias

Relacionado


Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa