Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
CAA e Grande Sertão são mordomos da Festa de São Benedito

Publicado em 14 de Agosto de 2013 às 14:43

CAA e Grande Sertão são mordomos da Festa de São Benedito

Fitas, cores e ventos embalam de forma especial, neste ano, as festas no Solar dos Sertões. Tudo isto se deve ao fato de que o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e a Cooperativa Grande Sertão são os mordomos da Festa de São Benedito. Na quinta-feira (15), a partir das 19 horas os catopês, marujos e caboclinhos ocuparão o Solar dos Sertões, trazendo as danças e cantos que ecoam há séculos durante os festejos. O levantamento do mastro está previsto para as 21 horas, na Igreja do Rosário.

“As festas de Agosto são importantíssimas porque resgatam a cultura e a tradição dos catopés, marujos e caboclinhos, que há muito tempo guardam estes costumes. Vejo como uma forma de selar a tradição e principalmente para as pessoas que não conhecem”, afirma o Diretor Geral do CAA/NM, Braulino Caetano dos Santos.

Como mordomo – guardião da bandeira – durante todo o ano, CAA-NM e Cooperativa Grande Sertão prepararam este momento. Seguindo o ritual, em julho os catopés, marujos e caboclinhos visitaram o Solar dos Sertões, apresentando a tradição e relembrando aos mordomos o compromisso do mês de agosto. Neste mês, os estandartes e as fitas tomam conta do Solar e evidenciam de forma mais forte a devoção aos Santos.

Segundo o Mestre  do Terno dos Catopês José Expedito Cardoso, patrono da bandeira de São Benedito, a tradição folclórica no Norte de Minas não pode parar. ”A tradição passa de geração em geração e a devoção religiosa reforça a nossa história”, analisa José Expedito. 

 

Nossas mídias

Relacionado


Editado por: Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa