CAA e Grande Sertão são mordomos da Festa de São Benedito
CAA e Grande Sertão são mordomos da Festa de São Benedito

CAA e Grande Sertão são mordomos da Festa de São Benedito


Editado por Helen Dayane Rodrigues Santa Rosa

Publicado em 14 de Agosto de 2013 às 14:43

Fitas, cores e ventos embalam de forma especial, neste ano, as festas no Solar dos Sertões. Tudo isto se deve ao fato de que o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e a Cooperativa Grande Sertão são os mordomos da Festa de São Benedito. Na quinta-feira (15), a partir das 19 horas os catopês, marujos e caboclinhos ocuparão o Solar dos Sertões, trazendo as danças e cantos que ecoam há séculos durante os festejos. O levantamento do mastro está previsto para as 21 horas, na Igreja do Rosário.

“As festas de Agosto são importantíssimas porque resgatam a cultura e a tradição dos catopés, marujos e caboclinhos, que há muito tempo guardam estes costumes. Vejo como uma forma de selar a tradição e principalmente para as pessoas que não conhecem”, afirma o Diretor Geral do CAA/NM, Braulino Caetano dos Santos.

Como mordomo – guardião da bandeira – durante todo o ano, CAA-NM e Cooperativa Grande Sertão prepararam este momento. Seguindo o ritual, em julho os catopés, marujos e caboclinhos visitaram o Solar dos Sertões, apresentando a tradição e relembrando aos mordomos o compromisso do mês de agosto. Neste mês, os estandartes e as fitas tomam conta do Solar e evidenciam de forma mais forte a devoção aos Santos.

Segundo o Mestre  do Terno dos Catopês José Expedito Cardoso, patrono da bandeira de São Benedito, a tradição folclórica no Norte de Minas não pode parar. ”A tradição passa de geração em geração e a devoção religiosa reforça a nossa história”, analisa José Expedito. 

 

Notícias

Publicado em 6 de Março de 2025 às 11:15

card informativo
Em parceria com a Deputada Federal Célia Xakriabá, o CAA/NM executará projeto voltado ao fortalecimento da gestão hídrica e mitigação de impactos ambientais na microbacia do Rio São Lamberto, no norte de minas

O projeto, que é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela Deputada Federal Célia Xakriabá, com recurso via Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) , tem como objetivo mitigar os impactos ambientais e fortalecer a gestão hídrica na microbacia do Rio São Lamberto, que abrange os municípios de Montes Claros, Bocaiúva e Claro dos Poções - MG.

Ler mais...

Publicado em 16 de Dezembro de 2024 às 16:54

Mesa de palestrantes do evento
IV Edição do Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas

O Encontro que é realizado pela ACEVER – Associação Central das Comunidades Veredeiras e conta com o apoio e assessoria do CAA/NM, aconteceu na Comunidade Barra do Tamboril, município de Januária/MG, com a presença e participação de representantes de cerca de 20 comunidades Veredeiras e Veredeiras/quilombolas, da Articulação Rosalino, do Ministério Público de MG (CIMOS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, SETEQ – Secretaria de Territórios e Sistemas produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (Ministério do Meio Ambiente …

Ler mais...

Publicado em 30 de Setembro de 2024 às 18:54

Foto dos participantes
Intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão proporciona interação e formação agroecológica, socioambiental e cultural

O CAA/NM realizou entre os dias 22 à 24 de julho de 2024, em Montes Claros – MG, um intercâmbio com adolescentes do Alianças no Sertão, proporcionando um rico espaço de interação, visitas, práticas agroecológicas, palestras e momentos formativos socioambientais e culturais. O Alianças no Sertão é um projeto do CAA/NM em parceria com a Kindernothilfe (KNH), que é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.

Ler mais...

Ler mais notícias