Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Atividades lúdicas estimulam reflexão acerca dos direitos e deveres das crianças e adolescentes

Publicado em 20 de Dezembro de 2017 às 11:55

Atividades lúdicas estimulam reflexão acerca dos direitos e deveres das crianças e adolescentes

Durante dois meses, a equipe do projeto Enlaçando Experiências - ActionAid Brasil percorreu mais de 60 comunidades do Norte de Minas com o espetáculo teatral Programa Mais Direitos, conduzido pela apresentadora Geleia e com a participação especial da Senhora Direito. A peça relata a história de uma comunidade que teve seus direitos violados, e que depois do conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da união dos moradores e moradoras, conseguiu mudar a sua realidade. Mais de 2.000 crianças e adolescentes foram contemplados pela atividade.

“A construção da peça teatral foi pautada primeiramente pelo trabalho nas comunidades, pois íamos percebendo que grandes eram as violações de direitos sofridas pelas crianças e adolescentes e que iam desde a falta de uma quadra de futebol, nucleação escolar, falta de transporte público para levar as crianças e adolescentes até a escola, falta de médico e dentista, até violações ligadas a negligência familiar”, explicou a assistente social e técnica do CAA-NM, Ayran Kelly. “Então, a fim de trabalharmos o tema de uma forma mais lúdica, criamos o teatro, que abordou de forma clara e também engraçada os direitos das crianças e adolescentes”, acrescentou.

Assim, a ideia foi trabalhar o tema “Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes”, com enfoque na autoproteção, discutindo com os(as) adolescentes a importância de se organizarem nos espaços existentes na comunidade, bem como no município, para lutarem pela garantia de direitos. Portanto, o intuito foi mostrar como a organização coletiva fortalece as lutas.

“Através da atividade notamos que as crianças e adolescentes aprenderam e dialogaram mais, puderam se auto reconhecer em certas circunstâncias citadas pela Senhora Direito e até mesmo nas perguntas feitas pela apresentadora Geleia”, observou Ayran. “Ao final do teatro, muitas sabiam identificar quais são seus direitos, quais são também seus deveres, quais as dificuldades enfrentadas nas comunidades e as formas de poderem reivindicar seus direitos para melhorarem suas vidas”, completou.

O espetáculo foi apresentado na Aldeia Brejo Mata Fome, Aldeia Vargens Sumaré II, Catinguinha, Riachinho, Morro Falhado, Barra do Sumaré, Riacho dos Buritis, na terra indígena Xakriabá (São João das Missões/MG), e na comunidade de Vereda Viana, no município de São João da Ponte. Na Aldeia Imbaúba, também na terra indígena Xakriabá, foi realizada a contação de histórias "Maria vai com as outras", de Sylvia Orthoff, a fim de trabalhar a valorização e formação da identidade individual da criança. Em Poço do Pedro, comunidade de Capitão Eneas, foi feita a contação de histórias "A menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado, que por meio da protagonista negra, trabalha a valorização da diversidade.

Além do teatro, as técnicas do CAA-NM trabalharam o jogo Caminhos da Cidadania, com o mesmo intuito de trazer à tona a discussão do ECA. “Hoje brincamos muito com o jogo Caminhos da Cidadania, e através dele aprendemos também sobre os direitos, como educação, saúde, ter uma família, poder fazer cursos profissionalizantes. Vimos também que além de direitos, temos deveres, como respeitar as pessoas, os pais, cuidar da natureza, cuidar da nossa saúde e também lutar por nossos objetivos, além de estudar muito para ter uma boa profissão”, contou o jovem C.S.S..

Para A.G.F., “o mais importante não foi ter vencido o jogo, e sim ter divertido e aprendido os direitos e deveres das crianças e adolescentes”. Além do aprendizado acerca do ECA, ele avaliou as atividades trazidas pelo Enlaçando Experiências como benéficas para toda a comunidade: “Eu e minha família ficamos muito felizes com a presença do CAA-NM em nossa comunidade, pois nos ensina como devemos respeitar e cuidar do ambiente onde vivemos”, afirmou.

Sobre o Enlaçando Experiências

O projeto Enlaçando Experiências é realizado em parceria com Sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, associações, comunidades, famílias, educadores e educadoras, jovens, adolescentes e crianças. Conta com o apoio da ActionAid, instituição internacional com sede na África do Sul, presente em mais de 40 países cuja missão é “erradicar a pobreza através do trabalho em parceria com as populações pobres e suas organizações para apoiá-las na garantia de seus direitos básicos, superando a exclusão, a injustiça e a desigualdade”.

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Paula Lanza Barbosa
Editado por: Paula Lanza Barbosa