Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Atitudes para uma vida sustentável

Publicado em 14 de Setembro de 2015 às 12:59

Atitudes para uma vida sustentável

Por: Indinayara Gouveia

 

O primeiro final de semana de setembro começou com muito aprendizado e reflexão para jovens do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia. Nos dias 04, 05, 06 e 07 aconteceu o IV módulo do Curso de Formação de Jovens promovido pelo Centro de Agricultura Alternativa (CAA/NM), Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), Centro Marista de Juventude, Levante Popular e HEKS. A 6ª turma se encontrou no Quilombo Lagoa de Melquíades, comunidade de Vitória da Conquista – BA, onde debateram temas voltados para a Agroecologia e Lutas Políticas.

A chegada dos mineiros à Bahia aconteceu no final da tarde da sexta-feira, e a comunidade recebeu a juventude de braços abertos acolhendo-os em suas casas. Durante o jantar à noite na Escola Municipal Vírgilio Ferraz de Oliveira, foram feitos os comunicados iniciais e a divisão de brigadas. Também foi um momento de conversa com seu Chicão, conselheiro da associação e morador da Lagoa de Melquíades há 40 anos, que contou a história da comunidade.

Elisângela Aquino, diretora do CAA/NM, explica que a troca de experiência é um fator significativo na formação dos jovens: “Esses momentos proporcionam um entrosamento muito importante que faz um conhecer a realidade do outro. Quando cada um conta a sua história, e traz essa mistura de realidade, o contexto de luta dos povos é muito mais fortalecido”, diz Elisângela.

Discussões voltadas para o tema “Lutas Políticas e Transformação Social no Brasil: Caminhos Possíveis”, marcaram o segundo dia. Joacir Souza Cunha, do CEAS e ministrante da aula do sábado, em sua fala sustentou que a juventude que quer construir poder popular precisa conhecer temas políticos e sociais. Joacir apresentou aos jovens pesquisas sobre impactos como a silvicultura e a mineração ligando os tópicos a pouca água que há na região semiárida do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia.  Ainda no sábado houve uma visita ao Rio Pardo e o encerramento do dia foi por conta da prática da biodança e sessão cinema.

Segundo Joctan Moreno, técnico de campo do CEAS, a turma é composta por jovens que passam por todos os tipos de enfrentamento na zona rural, “A gente vê que ao decorrer do tempo eles vão aprendendo e se motivando cada vez mais a partir do momento que conhecem realidades de outros jovens que enfrentam as mesmas dificuldades em comum”.

Honório Dourado, colaborador do CAA/NM, deu continuidade aos temas agroecológicos no terceiro dia de curso, apresentando para os jovens teorias e práticas voltadas a homeopatia, no combate de pragas e doenças.  Para Maria Helena, de Porterinha, o curso despertou o interesse em aprender e compartilhar o aprendizado na comunidade, “Eu gostei muito do curso e  pretendo praticar homeopatia e passar para os demais”.

A última noite do curso foi aberta para a comunidade, num momento de interação entre os jovens e os moradores da Lagoa de Melaquiades. O encerramento do Curso de Formação de Jovens se deu na manhã de segunda-feira com avisos finais, atividades intermodulares e a volta dos mineiros para casa.

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia