Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Arena dos Povos fortalece a tradicionalidade das Festas de Agosto

Publicado em 14 de Agosto de 2017 às 16:06

Arena dos Povos fortalece a tradicionalidade das Festas de Agosto

Batuques, torés, cantigas de roda, catiras e folias de reis farão parte da programação da Arena dos Povos e do Solar dos Sertões.

De 16 a 20 de agosto, na Praça da Matriz, acontecem as centenárias Festas de Agosto. Neste ano, indígenas, quilombolas, geraizeiros, catingueiros e camponeses se juntam aos catopés, marujos e caboclinhos, promovendo um encontro de culturas do Norte de Minas em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e ao Divino Espírito Santo. O Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM) será apoiador do evento junto à Prefeitura de Montes Claros, coordenando a Arena Cultural dos Povos na Praça da Matriz.

A iniciativa conta com recurso do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da aprovação de projetos – escritos e enviados pelo CAA/NM - em editais públicos da Codemig e do Fundo Estadual de Cultura. Os projetos têm contribuído com o transporte dos catopés, marujos e caboclinhos e a alimentação e hospedagem dos povos tradicionais da região que apresentarão na arena durante os festejos.

Além da Arena dos Povos, o CAA/NM foi nomeado este ano festeiro de São Benedito, sendo responsável pela organização do cortejo em louvor ao Santo, que sairá no dia 18 de agosto, às 10 horas da manhã, da praça do Automóvel Clube até o Solar dos Sertões.

A programação cultural do Solar dos Sertões compreende lançamento de livros e do Centro de Referência de Direitos Humanos de Montes Claros, Encontro de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro, Feira Agroecológica e Oficina de Gastronomia com Chefes Nativos e de Dança Circular.

O Solar, que passou pela penúltima etapa de restauração nos últimos 5 meses, com esta programação, cumpre o seu papel de ser um entreposto de ideias, produtos e culturas dos povos e comunidades do Norte de Minas e do Cerrado Brasileiro.

Confira a programação completa:

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia
Editado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia