Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Agricultoras e Agricultores de Minas Gerais, Mato Grosso e Pará se encontram e vivenciam experiências em Intercâmbio promovido pelas instituições CAA/NM e FASE MT.

Publicado em 5 de Setembro de 2022 às 14:54

Agricultoras e Agricultores de Minas Gerais, Mato Grosso e Pará se encontram e vivenciam experiências em Intercâmbio promovido pelas instituições CAA/NM e FASE MT.

Entre os dias 24 e 26 de agosto de 2022, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA NM e a FASE Mato Grosso realizou uma atividade de intercâmbio. O encontro aconteceu na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia – AEFA, em Montes Claros/MG, com a presença de agricultoras e agricultores dos estados de Mato Grosso, Pará e Minas Gerais.

A FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional) é uma organização não governamental que atua na assessoria de agricultores familiares no Mato Grosso, com ações nas regiões sudoeste do estado e baixada cuiabana, sendo nas áreas de Cerrado e transição com Floresta Amazônica, e também no Pantanal.

A semelhança entre essas instituições, e missão que é trabalhar junto aos Povos Tradicionais, motivou a realização desse momento, usando a metodologia de intercâmbio, de promover uma vivência e troca de experiências entre os próprios agricultores e agricultoras, que já estão atuando em diferentes espaços e praticando diversas atividades em seus territórios.

Juntos, pautaram temas de agroecologia, água, mudanças climáticas, cooperativismo, conhecendo a Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão, além da aproximação entre as instituições. Um “câmbio” de conexão, trocas e reflexão dos desafios e estratégias para seguir suas missões. Para Samuel Caetano da equipe técnica e coordenação do CAA NM: “Esses momentos são os mais importantes na história do CAA”.

Assistam ao documentário do evento: 

Uma “semente” de irmandade e saberes ficou plantada nesse encontro, os sentimentos dos povos foram de gratidão e multiplicação. Dona Anisia, Quilombola e Maria Graziela Petea, indígena, disseram: “Muitos conhecimentos que vou levar para minha aldeia, meu quilombo”.

 

  

Viva as agricultoras e agricultores e viva partilha de saberes!


Postado por: André Filipe Nunes Silva Mendes
Editado por: André Filipe Nunes Silva Mendes