Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
22 de abril - Dia Mundial da Terra

Publicado em 27 de Abril de 2022 às 07:00

22 de abril - Dia Mundial da Terra

Dia Mundial da Terra 

Hoje, 22 de abril de 2022, convido você a mergulhar nessa música e fazer uma viagem no seu interior refletindo: O que a Terra nos representa? O que posso fazer para cuidar dela? 

Terra, Mãe Terra ou como queira expressar, o que sabemos é que é nossa Casa Comum onde todos os seres dependem dela para sobreviver. É o chão que pisamos, caminhamos, vivemos, lar sagrado de nossos ancestrais e, dela que vem o alimento, que vem a vida.

Jaime é Veredeiro, um dos diversos Povos Tradicionais do nosso Brasil, compôs essa canção que nos fazem conectar a uma realidade que nos emocionam e preocupam, ao mesmo tempo. Em seu sentimento e lamento, Jaime nos conduz a importância e necessidade de sensibilizarmos a nos compreender e lutar pela existência da nossa Mãe Terra, nossa vida. Junto com ele, os demais Povos e Comunidades Tradicionais são aqueles que têm a terra como algo sagrado, que com carinho e intimidade as chamam de “Mãe” e assim, lutaram e lutam pela sua conservação. Gratidão, pois, a continuidade da vida do planeta é graças ao modo de vida, práticas sustentáveis e exemplos que esses povos praticam. 

De outro lado, a terra tem gemido ao ser castigada, disputada e explorada como um objeto de lucro por uma sociedade capitalista, que na busca para suprir uma “economia”, queima, envenena, agride e destrói. Essa dor aprofunda no coração do nosso planeta, fauna e flora e dos nossos povos que dependem desse lar e vida. 

Então, o olhar e cuidado com nossa mãe terra requer além dessa data, mas de uma eternidade, de uma missão de vida, de compreensão, sensibilidade, amor e prática tanto da sociedade civil quanto das autoridades públicas e governamentais.

Salve Salve Mãe Terra! Gratidão!


Postado por: André Filipe Nunes Silva Mendes
Editado por: André Filipe Nunes Silva Mendes