Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
COOPERAF conquista espaço para agricultura familiar em Uberlândia

Publicado em 13 de Agosto de 2015 às 12:01

COOPERAF conquista espaço para agricultura familiar em Uberlândia

A Cooperativa de Agricultores Familiares de Uberlândia e Região (COOPERAF) conta com 188 associados. Localizada na Central de Abastecimento de Minas Gerais SA (CEASA), trabalha com hortaliças, legumes, frutas in natura, mel e queijo minas frescal. Fernando Boaventura da Silva é seu presidente desde abril deste ano, e conta mais sobre as histórias e desafios da cooperativa.

 

Qual a história da COOPERAF?

A fundação da cooperativa foi em final de 2011. No começo, não tinha condição de muita coisa, nem mesmo noção para entrega. Foram selecionadas nove escolas para começar as entregas e juntar os produtores. Fomos aumentando. E hoje são 62 escolas estaduais para onde entregamos nossos produtos. Também fornecemos produtos para escolas municipais, a partir de um ponto de distribuição. Estamos fazendo contato com cidades próximas para aumentar o volume de produção.

 

Qual a importância desse trabalho para os produtores de Uberlândia?

É de suma importância. Quando o produtor começa a ter outro mercado para poder direcionar o produto, seja as escolas municipais, estaduais ou empresas, a gente consegue aumentar o preço dos produtos. Porque equilibra a lei da oferta e da procura. Sem contar que para os produtores que entregam na cooperativa é uma forma de alavancar a produção. Nós temos uma cotação de preço que varia semestralmente. Então tem como o produtor se programar melhor, porque ele sabe que o produto já tem um preço para ser entregue. É uma garantia.

 

Como a cooperativa foi se organizando com o tempo, e qual foi a contribuição do Mais Gestão nesse processo?

A partir de 2011, começamos a entender o processo, a entender a documentação e tudo mais. O projeto Mais Gestão começou a atuar com a gente desde o ano passado, e é muito importante. Ajuda a intermediar assuntos com a prefeitura, solucionar dúvidas, orientar na área de assessoria contábil, buscar parcerias... O pessoal do Mais Gestão deu pra gente o norte dos caminhos a serem seguidos. Pra gente, se for pro projeto ficar por mais dez anos, está ótimo.


Postado por: Cibelih Hespanhol Torres