Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Para pensar o Bem Viver e um futuro possível

Publicado em 22 de Setembro de 2016 às 17:12

Para pensar o Bem Viver e um futuro possível

O Centro de Agricultura Alternativa participou da Semana Social Marista, que tem como tema “Cuidar da casa comum – conversão ecológica”. Dialogando com setores da sociedade civil, o evento tem o intuito de tecer dias de reflexão sobre a realidade social, cultural, política, ambiental e econômica dos tempos atuais, pensando a necessidade de se despertar uma consciência holística de relação harmônica entre ser humano e natureza.

 

O evento, iniciado na terça-feira (20), conta com uma programação repleta de apresentações artísticas, palestras, oficinas, rodas de conversa, além da exposição da feira de economia solidária com artesanatos e produções da economia local.

 

Nesta quinta-feira (22), o CAA/NM esteve representado na mesa “Ecologia ambiental – caminhos para sociedade do Bem Viver: práticas sustentáveis” através da presença de Álvaro Carrara, da Coordenação Executiva, e Helen Santa Rosa, da Coordenação de Comunicação da instituição. As falas dos representantes propuseram caminhos e alternativas para a crise ambiental planetária. Como forma de imaginar maneiras de reverter o aquecimento global, Álvaro Carrara convidou os estudantes presentes a pensar práticas sustentáveis para a cidade, como ampliação de tratamento de esgoto, despouluição de rios, melhoria no transporte público, construção de ciclovias. “Uma das barreiras para implementar estas práticas sustentáveis é superar a desigualdade social, na educação, na saúde, em vários aspectos”, lembrou Álvaro. “Vocês, estudantes, tem a responsabilidade de pensar sua atuação profissional através da necessidade dos esforços que temos que empreender para fazer esta mudança sustentável”.

 

Práticas sustentáveis, harmonia com o meio ambiente, casa comum: estes são temas que dialogam com o conceito de “Bem viver”, oriundo da cosmovisão e modos de vida dos povos originários. “Esta é uma contraposição do conceito eurocêntrico de bem estar, baseada no consumo e conquistas financeiras”, explicou Helen Santa Rosa em sua fala. “O Bem Viver contrapõe a isto para que pensemos o bem viver com o mundo, o contato e relação com o mundo”. Lógica presente no dia a dia dos Povos e Comunidades Tradicionais, o Bem Viver é um conjunto de práticas, saberes e vivências que se fortalece como conceito para um futuro possível da humanidade.

 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Cibelih Hespanhol Torres
Editado por: Cibelih Hespanhol Torres