Logo CAA Original em SVG

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Feira e Almoço agroecológicos: iniciativa por uma alimentação saudável e consciente

Publicado em 14 de Outubro de 2016 às 15:17

Feira e Almoço agroecológicos: iniciativa por uma alimentação saudável e consciente

O sábado da Feira Agroecológica do Solar dos Sertões, segundo de todo mês, contou com uma novidade em sua edição de outubro, dia 8: além da exposição de produtos da agricultura familiar regional e do show dos artistas Fabiana Lima e Bruno Andrade, também foi servido o Almoço Agroecológico, feito a partir de ingredientes que valorizam a alimentação como cultura e tradição.

No cardápio do Almoço Agroecológico, pratos como feijão de corda refogado ao alho e cheiro verde, tutu de feijão, carne de porco caipira ao molho de buriti, salada mediterrânea, dentre outros. Para quem não come carne, uma opção vegetariana muito bem servida e procurada. Tatiana Oliveira, estudante, veio para a Feira Agroecológica pela primeira vez, e aprovou tudo o que viu: “Além dos produtos serem agroecológicos, o almoço também tem a opção vegetariana, o que é muito bom”.

O Almoço Agroecológico é uma iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia em parceria com outras entidades, e seu objetivo principal é atrair o público mais distante da agroecologia para as possibilidades de uma alimentação saudável e sustentável. “O objetivo é mostrar que é possível se alimentar de forma saudável com produtos agroecológicos regionais a um preço justo”, esclarece Anna Cristina Alvarenga, da equipe técnica do CAA. “O almoço está saindo aqui com um preço muito mais em conta do que um restaurante normal. As pessoas estão podendo acessar uma alimentação saudável”. Desta forma, em um só ato (ou em uma só Feira), valorizam-se conceitos como consumo consciente, valorização da cultura regional e da agricultura familiar, alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional.

Para Dona Nenzinha, agricultura caatingueira da comunidade de Abóboras, é uma satisfação oferecer produtos agroecológicos, acessíveis e saudáveis: “A gente mostra como é importante para as pessoas conhecerem o trabalho da agricultura familiar, que nem sempre é valorizado. Então, chamamos todo mundo para vir para a Feira, no segundo sábado de todo mês”.

A próxima edição da Feira Agroecológica acontecerá no dia 12 de novembro, no Solar dos Sertões, praça da Matriz. #VempraFeira! 

Nossas mídias

Relacionado


Postado por: Cibelih Hespanhol Torres