Logo CAA Original

Conteúdo disponibilizado pelo CAA/NM


Exceto quando indicado, o conteúdo desse website está licenciado sob a licença internacional
Creative Commons Versão 4.0 creative commons

Visite o nosso site: www.caa.org.br
Do campo para mesa

Publicado em 27 de Setembro de 2016 às 17:08

Do campo para mesa

Produtos da Agricultura Familiar foram ingredientes para a realização do Almoço Agroecológico no Solar dos Sertões durante a programação das Festas de Agosto

Saberes e sabores da agricultura familiar ganharam espaço durante o Almoço Agroecológico realizado no Solar dos Sertões em Montes Claros no dia 19 de agosto. O casarão localizado na Praça da Matriz reuniu em um momento de troca entre as comunidades, produtos de toda a região norte mineira.

Janser Freire, da Cooperativa Grande Sertão, explica que o momento foi de celebrar a variedade de produtos do Norte de Minas, “Nós temos uma diversidade muito grande de produtos, de agricultores e agricultoras que produzem de forma agroecológica alimentos saudáveis. Aproveitamos o momento de reunião da Articulação Mineira de Agroecologia e do Encontro regional sobre “Cooperativismo e Gênero”, financiado pela Heks, e festejamos esse almoço agroecológico”, conta.

Para Dona Nenzinha, agricultora familiar, o almoço foi muito importante e diferenciado, valorizando os produtos e a participação da mulher na agricultura, “A mulher é quem assume essa questão do agroecológico, da alimentação saudável. Essa ideia está se espalhando com muita gente na expectativa de melhoria de vida e é preciso que a gente fortaleça mais esse elo para dar continuidade para essa luta.”.

Joana Aparecida, do assentamento Eloi Ferreira - Engenheiro Navarro, gostou do almoço e elogiou a diversidade de produtos no cardápio, “Foi um almoço gostoso, tinha tempo que a gente não via aquele feijão de corda e aquele arroz socadinho no pilão, sem contar que foi uma coisa verdadeira que a gente estava comendo." .

O almoço foi realizado em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia, Cooperativa Grande Sertão e Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas.


Postado por: Indinayara Francielle Batista Gouveia